Comer tatu é bom? O que acontece com gente porquinha que ingere meleca?

28/09/2017 às 02:002 min de leitura

Por mais nojento que pareça, a verdade é que não são raras as pessoas que, depois de dar aquela cutucada básica no nariz, levam o dedo até a boca para saborear os troféus que arrancaram lá de dentro. Aliás, você mesmo já deve ter flagrado muitas crianças — e até alguns adultos porcalhões — fazendo isso. Mas, afinal, embora o hábito seja um tanto quanto desagradável, será que comer as melequinhas de nariz faz mal para a saúde?

Segundo o pessoal do site Today I Found Out, essa questão deu bastante o que falar no ano passado depois de o bioquímico Scott Napper incentivar seus alunos a ingerir “tatus” — eca! Segundo as teorias do professor, dessa forma o sistema imunológico acaba desenvolvendo anticorpos contra os agentes patogênicos presentes nas narinas e na meleca.

Napper inclusive sugeriu que essa mucosidade teria sabor adocicado justamente para que as crianças se sentissem inclinadas a comer suas caquinhas. No entanto, apesar de a ideia ter virado manchete pelo mundo, a verdade é que não existem evidências que apoiem essa teoria, provavelmente pela falta de um número significativo de voluntários dispostos a comer catotas em nome da ciência. Mas seria mesmo necessário encontrar esses valentes altruístas?

Bom apetite

Fonte da imagem: Shutterstock

De acordo com o Today I Found Out, os seres humanos ingerem o muco nasal o tempo todo — dia e noite — de qualquer forma. Isso porque a secreção acaba descendo pela garganta graças à ação da gravidade ou dos cílios presentes na mucosa nasal e que funcionam como filtros. Isso significa que enquanto lê esta matéria, você provavelmente estará engolindo uma dose de secreção, por pequena que seja.

Portanto, mesmo que a hipótese de que ingerir mucosidades nasais pode fazer bem para a saúde — e, acredite, existem cientistas que apoiam a teoria — realmente seja comprovada, como todo mundo está engolindo melequinhas de qualquer maneira, não existe a necessidade de cutucar o nariz e comer as cacas deliberadamente. A não ser que se trate de alguém que sente um prazer especial em fazer isso. Então, nesse caso, bom proveito!

*Publicado em 12/03/2014

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: