Como anda seu café da manhã?

14/09/2011 às 11:042 min de leitura

Acordar atrasada. Encontrar alguma roupa que faça sentido no armário. Pegar a nécessaire com as suas maquiagens e ganhar a rua. Se a sua rotina matinal se parece com isso, é melhor começar a considerar acordar um tanto mais cedo. Existe uma boa razão para você interromper o seu sagrado sono e levantar para tomar o café da manhã.

Segundo a Universidade de Taipei, em Taiwan, o risco de obesidade em pessoas que não têm o seu desjejum dentro dos 15 minutos seguintes ao despertar é de 34%. Isso se deve ao fato de que o período da manhã costuma ser o mais ativo para a maioria das pessoas e requer maior quantidade de energias para serem gastas ao longo do dia.

Apesar de ser a refeição mais importante do seu dia, o café da manhã não precisa ser algo demorado e cheio de pratos. Basta que você o mantenha balanceado e completo. Portanto, cuide para que sempre exista o seguinte na sua mesa:

  • Sucos naturais ou frutas
  • Carboidratos (pães ou cereais)
  • Proteínas (leite, queijo ou iogurte)
  • Fonte de cafeína (café ou chá)

Os sucos e as frutas garantem as doses diárias de vitaminas para manter seu corpo saudável. Já os carboidratos têm a função de inibir a produção de cortisol e dar aquela sensação de “saciedade” e se forem integrais, ainda têm as fibras para prolongar este efeito. As proteínas darão a força necessária aos seus músculos e a cafeína é a grande responsável por acelerar o seu metabolismo.

Se você conseguir separar um pouco mais de tempo para o seu desjejum os resultados serão ainda melhores. Ingerir mais calorias no período da manhã garante que você estará menos propensa a cometer excessos durante o restante do dia.

Outra pesquisa, desta vez do Hospital das Clínicas de Caracas, na Venezuela, descobriu que as mulheres que ingeriram metade das suas calorias diárias no café da manhã tiveram mais facilidade em perder peso. A quantidade média de calorias consumida por elas durante o dia foi de 1.240. Após oito meses nessa distribuição, houve a perda de 7,5 quilos.

O perigo do jejum

Ficar sem comer pela manhã durante muito tempo é o gatilho perfeito para o mau humor. Isso acontece devido ao aumento na produção de cortisol, o hormônio responsável pelo estresse ativado pela falta de carboidratos no seu organismo. Por isso, é interessante consumir ao menos um pão francês ou similar pela manhã.

Outro problema causado pela falta de um café da manhã completo é o falso alerta de inanição que o seu corpo tende a lançar quando passa mais de 5 horas em jejum. Isso faz com que o seu metabolismo desacelere e você começa a funcionar no modo “econômico” de energia. Isso significa que o organismo estará armazenando gorduras em vez de tentar queimá-las por perceber que está há muito tempo sem ser alimentado.

Quem deixa de consumir cereais em quantidades equilibradas costuma ter maior facilidade em ter doenças cardíacas. O quadro pode ser agravado se essas fibras forem substituídas por gorduras, tornando o seu corpo menos alerta e mais sonolentos.

Por isso, mesmo que você esteja com pressa, procure carregar na sua bolsa alguns petiscos para comer durante o caminho até o trabalho. É uma boa ideia manter algumas barrinhas de cereais, maçãs, bananas e até mesmo os queijos processados (que dispensam a geladeira) sempre à mão.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: