Planta australiana causa tanta dor que pode levar à loucura

24/03/2019 às 10:302 min de leitura

Você olha para uma folha tão bonita, vistosa, verde e não imagina o quão perigosa ela pode ser. Chegar perto dela pode ser a pior coisa que você fará na vida e tocá-la, no mínimo, levará você à morte. De delicada, a Gympie Gympie tem apenas a aparência, porque, de resto, ela é uma das plantas mais mortais do mundo.

Essa folhagem de origem australiana é cientificamente chamada de Dendrocnide moroide e é da família das árvores urticantes. A entomologista Marina Hurley estudou essa espécie durante 3 anos e passou por uma das piores experiências da sua vida ao ter contato com a Gympie Gympie, ainda que estivesse altamente protegida.

A sensação que a planta proporciona é quase indescritível. Hurley tenta explicar: "É o pior tipo de dor que você pode imaginar. É como ser queimado com ácido quente e eletrocutado ao mesmo tempo". A reação alérgica dura para sempre e é necessário um sério tratamento com esteroides para amenizar os efeitos causados.

A periculosidade da Gympie Gympie

Isso tudo acontece porque a folha, bem como a sua raiz, é coberta por pequenos pelos que são como espinhos. Eles se fixam à pele e soltam uma espécie de veneno que cai diretamente na corrente sanguínea, atingindo todos os órgãos. Um peptídeo chamado moroidina é o responsável pela dor alucinante.

E nem é preciso tocar na planta para sentir os seus efeitos nocivos. Basta respirar o ar ao redor dela e os seus olhos e nariz começarão a sangrar e você terá crises intermináveis de espirros, um tipo de alergia muito grave que, se não tiver intervenção médica imediata, pode levar à loucura ou até mesmo à morte. Não é brincadeira.

O veneno vai para o sistema linfático, fazendo os gânglios aumentarem consideravelmente de tamanho. Dessa forma, as axilas, a garganta e a virilha se incham de imediato, fazendo com que a pessoa não consiga andar, respirar e sinta dores que podem ser comparadas com fogo se espalhando pela pele.

Pessoas atingidas

Não faltam relatos de pessoas que foram atingidas pela Gympie Gympie. O primeiro deles aconteceu em 1866, quando o cavalo do agricultor A. C. MacMillan comeu a planta, ficou louco e morreu em apenas 2 horas. Um oficial teria usado a folha como papel higiênico e atirou na própria cabeça por causa da dor insuportável que sentiu. Um homem caiu em um arbusto de Gympie Gympie em 1963 e ficou hospitalizado por três semanas, gritando muito por causa dos efeitos da reação, e até hoje ele sente dores no peito quando toma banho gelado.

Les Moore, um oficial científico da Divisão de Vida Selvagem e Ecologia de Queensland, sofreu um choque anafilático ao entrar em contato com a Gympie Gympie: "Em poucos minutos, o ardor se intensificou e era como se alguém tivesse derramado ácido em meus olhos. Minha língua inchou tanto que eu tive dificuldades para respirar".

Uma possível extinção

Mas a tão temida Gympie Gympie pode estar entrando em extinção. Tudo isso está acontecendo porque as flores tropicais nos arredores de Queensland, na Austrália, estão diminuindo. Além disso, o clima está mudando — essas plantas vivem no tempo quente, mas sob a sombra das árvores. Ou quem sabe ela esteja se adaptando, já que duas árvores foram encontradas repletas de folhas de Gympie Gympie sem toxinas. Elas estavam livres de moroidina, portanto, tornaram-se inofensivas.

Adaptação ou extinção, é difícil saber o que realmente acontecerá com essa planta que causa tanto pavor nas pessoas. Seja o que for, pode ser um alívio. Muitas pessoas tiram o seu sustento das florestas e precisam se equipar com luvas, respiradores e comprimidos de histamina, por isso estão comemorando essa mutação da folhagem. Só esperamos que, aconteça o que acontecer, seja o melhor para a natureza.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: