Cara de pau: americano dizia ser agente secreto para receber sem trabalhar

19/12/2013 às 11:042 min de leitura

Não é só aqui no Brasil que existem funcionários públicos corruptos ou que burlam o sistema para receber verdadeiras fortunas sem fazer muito esforço. De acordo com a NBC News, John C. Beale, especialista em mudanças climáticas e membro da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, passou 13 anos recebendo o teto máximo da organização sem pegar no batente. Mas, espere, o melhor da história vem a seguir...

Para conseguir essa proeza, Beale disse a seus supervisores que era um agente secreto da CIA, e em mais de uma década ninguém se deu ao trabalho de checar se a informação era correta. Segundo a publicação, o “agente bom de bico” passava longos períodos sem aparecer para trabalhar e, em uma das ocasiões, chegou a ficar afastado durante 18 meses seguidos.

Missões secretas

Fonte da imagem: Reprodução/RT

Em outra ocasião, na qual Beale ficou seis meses sem por os pés na agência, ele alegou que precisava ir até o Paquistão resgatar um colega da CIA que estava sendo torturado pelo Talibã. O cara de pau chegou a fazer 33 viagens entre os anos de 2003 e 2011 — sempre na primeira classe — e, evidentemente, ficava hospedado em hotéis cinco estrelas. Todas as despesas foram pagas pelo governo.

Outra historinha que Beale inventou foi a de que precisava de uma vaga de estacionamento para deficientes, pois havia contraído malária em uma de suas missões no Vietnã. E, apesar de jamais ter servido no país e de muito menos ter ficado doente, adivinhe... ele conseguiu a vaga.

Top secret

Fonte da imagem: Reprodução/NBC News

As mentiras só foram descobertas depois que Beale se aposentou em setembro de 2011 — ocasião celebrada com uma festa de homenagem! — e os investigadores da agência ficaram interessados nas balelas do homem. Na verdade, as apurações começaram quando os agentes perceberam que o espertinho continuou sacando seu gordo contracheque religiosamente durante quase dois anos após se retirar de suas funções como funcionário público.

Ao ser questionado, Beale tentou convencer os investigadores de que a falta de registros junto à CIA se devia ao fato de que ele era um agente secreto — oras bolas! —, portanto, essa informação era confidencial. No entanto, depois de ser pressionado, apesar de não mostrar nenhum remorso, Beale acabou confessando que tudo não passava de um monte de mentirinhas.

Vida mansa

Supervisora de Beale na Agência de Proteção Ambiental Fonte da imagem: Reprodução/The Blaze

No fim das contas, em vez de estar em missões secretas no meio de florestas tropicais ou enfrentando terroristas perigosos, o velho Beale passava o seu tempo fazendo serviços pela casa ou descansando em uma propriedade que sua família possui em Cabo Cod, um dos pontos turísticos mais visitados dos EUA durante os meses de verão graças às suas belas praias.

Beale alegou que cometeu os crimes por pura cobiça, se declarou culpado perante uma corte federal e concordou em devolver US$ 1,3 milhão (cerca de R$ 3 milhões) ao governo dos EUA. E sabe o melhor? Beale foi condenado a — pelo menos — 30 meses de prisão, tempo que passará, como de costume, sem trabalhar! E você, leitor, o que acha disso?

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: