20 curiosidades aleatórias e bizarras sobre a radiação

09/01/2018 às 05:002 min de leitura

1. A tripulação de um submarino nuclear está exposta a menos radiação do que quem está em terra seca.

2. A usina de Chernobyl ainda está emitindo radiação mesmo 30 anos depois do fatídico acidente. Isso pode gerar um colapso na estrutura e causar ainda mais emissões radioativas.

3. A estação Grand Central, em Nova York, tem uma enorme quantidade de granito e, por isso, emite muito mais radiação do que o que seria permitido – mesmo em uma usina nuclear!

4. O fungo Cryptococcus neoformans cresce em Chernobyl justamente pelos altos índices de radiação no ar.

5. Essa é para os fumantes: em média, uma pessoa que fuma recebe uma carga anual de radiação equivalente a 300 radioagrafias de tórax.

6. A maior quantidade de radiação espacial recebida pela Terra foi em 24 de dezembro de 2004, por causa de uma estrela de nêutrons a 50 mil anos-luz de distância.

7. As bananas são levemente radioativas.

8. Pilotos e comissários de bordo estão mais expostos à radiação do que funcionários de usinas nucleares.

9. Um punhado de urânio, que caiba em uma mão, tem praticamente a mesma quantidade de radiação que 10 bananas.

10. O controverso Projeto Manhattan testou os efeitos da radiação nos cidadãos de diversas maneiras, inclusive utilizando aveia radioativa na alimentação de bebês.

11. O mesmo projeto injetou uma enorme quantidade de plutônio no pintor de casas norte-americano Albert Stevens. Mesmo assim, ele sobreviveu aos efeitos radioativos por mais de 20 anos e se tornou o ser humano que ficou vivo por mais tempo com os altos índices de radiação no corpo.

12. O bombeiro Vladimir Pravik trabalhou no acidente nuclear de Chernobyl e teve a cor de seus olhos alterada de castanho para azul devido à radiação. Ele também sucumbiu no desastre.

13. Após a descoberta do rádio, muitos produtos como pastas de dentes e doces passaram a utilizar o elemento químico. Seus danos à saúde só foram descobertos anos depois.

14. Na década de 50, um brinquedo infantil foi vendido junto com amostras reais de minérios radioativos.

15. A futura explosão do sistema WR 104 pode gerar uma supernova com radiação suficiente para causar a extinção da vida na Terra – mas fique calmo, pois isso deve levar muitíssimo tempo para acontecer.

16. Sabe quando a televisão analógica fica com estática ou “chuvisco”? Cerca de 1% disso é devido à radiação cósmica de fundo que ainda resta do Big Bang!

17. Próximo a Chernobyl, foi encontrada uma soja que desenvolveu defesas contra a radiação. Isso poderá beneficiar a ciência no futuro.

18. Ainda em Chernobyl, a radiação pode ter ocasionado mutações genéticas em diversas espécies – e em muitas isso foi fundamental para elas sobreviverem.

19. Você já ouviu que telefones celulares emitem radiação? Isso é verdade, mas você próprio emite mais radiação do que o seu smartphone.

20. Nosso corpo é constantemente bombardeado com radiação, mas a maior parte dela não causa problema algum. Devemos nos preocupar apenas com altas incidências de radiação ionizante, daquelas que existem em raios X e raios gama.

*Publicado em 18/2/2016

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: