10 imagens de Nossa Senhora ao redor do mundo

12/10/2018 às 02:003 min de leitura

Na tradição católica, a mãe de Jesus Cristo é chamada tanto de Virgem Maria quanto de Nossa Senhora. Só que você já deve ter visto por aí um monte de Nossas Senhoras: todas elas representam a mesma pessoa, mas seguem as tradições da comunidade que a reverencia. No Brasil, a Nossa Senhora de Aparecida inclusive é a padroeira do país. Por isso, conheça a história de algumas delas:

1. Nossa Senhora de Aparecida

Conta a história que no dia 12 de outubro de 1717 um grupo de pescadores estava sofrendo com a falta de peixes no rio Paraíba, no interior de São Paulo, quando pescou, por acaso, o corpo de uma imagem da Virgem Maria. Faltava só a cabeça, que foi encontrada alguns metros à frente e trouxe uma revelação: tratava-se de uma Nossa Senhora negra. Depois que isso aconteceu, a pesca voltou a ser abundante e o culto à imagem começou na região, logo se espalhando para todo o país.

2. Nossa Senhora de Fátima

A Virgem Maria teria aparecido para três crianças na região de Fátima, em Portugal, durante várias ocasiões no ano de 1917, sendo a primeira em 13 de maio. Ela pedia que as crianças rezassem bastante e aprendessem a ler. Essa história atraiu a atenção do mundo, e cerca de 50 mil pessoas tentaram enxergá-la na aparição de 13 de outubro daquele ano.

3. Nossa Senhora de Guadalupe

A Virgem de Guadalupe teria aparecido ao índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em Tepeyac, no México, em 9 de dezembro de 1531. Ela teria deixado sua própria imagem em um tecido feito de fibras de cacto, que normalmente se deterioram em até 20 anos, mas estão intactos até hoje. Ela se tornou padroeira do México e Imperatriz da América, já que é o primeiro relato de uma aparição da Virgem Maria em nosso continente.

4. Nossa Senhora de Copacabana

A padroeira da Bolívia começou sua história com um descendente dos reis incas: Francisco Tito Yupanqui, depois da catequização, queria criar uma imagem da Virgem Maria para ser reverenciada na região de Copacabana, às margens do lago Titicaca. A primeira escultura teria ficado feia, mas Yupanqui estudou as técnicas e reproduziu uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, que acabou sendo adotada pela sua cidade com seu próprio nome. Isso aconteceu em 1538!

5. Nossa Senhora de Lourdes

A Virgem Maria teria aparecido para uma menina em uma gruta, na cidade de Lourdes, na França, em 11 de fevereiro de 1858 – a criança, Bernadette Soubirous, ainda viria a se tornar santa católica, depois de uma vida sofrendo com asma. Nas aparições seguintes, Nossa Senhora teria pedido para Bernadette cavar um buraco perto da gruta, de onde surgiu uma nascente de água considerada milagrosa e curandeira.

6. Nossa Senhora de Caravaggio

Entre Milão e Veneza, na Itália, encontra-se o município de Caravaggio, local da aparição da Virgem Maria para a camponesa Joaneta Varoli em 26 de maio de 1432. A mulher tinha 32 anos e sofria nas mãos do esposo, mas recebeu uma mensagem de paz da aparição de Nossa Senhora – não só para ela, mas para toda a Itália e a igreja católica, que viviam períodos turbulentos. No local da aparição, também surgiu uma fonte que jorra água até hoje e é considerada milagrosa.

7. Nossa Senhora do Carmo

Em 16 de julho de 1251, o penitente Simão Stock, hoje considerado santo, suplicava a Nossa Senhora que o ajudasse a resolver problemas na Ordem do Carmo, uma vertente da Igreja Católica surgida no século XI na região do Monte Carmelino, em Israel. Stock se encontrava em Cambridge, na Inglaterra, e teria recebido a visão da Virgem Maria, que teria lhe entregue um escapulário de sua ordem como forma de agradecimento, dizendo que quem o carregasse jamais iria ao inferno.

8. Nossa Senhora da Salete

Em 19 de setembro de 1846, duas crianças cuidavam do gado, na cidade de La Salete, na França, quando teriam sido visitados pela Virgem Maria. Ela estava sentada em uma pedra, chorando e com as mãos no rosto. A imagem teria passado uma complicada mensagem em francês e em patois, um dialeto local. Assim como em outras aparições, uma fonte surgiu no local em que Nossa Senhora teria aparecido.

9. Nossa Senhora de Akita

Em 6 de julho de 1973, a freira japonesa Agnes Katsuko Sasagawa teria recebido uma visão da Virgem Maria no próprio convento em que era ordenada, na cidade de Akita, no Japão. A Nossa Senhora pedia orações e penitência da população. A freira também foi acometida pela chaga de uma cruz na sua mão esquerda, que estava completamente curada 2 dias depois.

10. Nossa Senhora da Lapa

A história dessa representação é bastante baseada em lendas locais: diz-se que no ano de 982 algumas freiras teriam se escondido em uma gruta (ou lapa), em Portugal, para fugir dos ataques de um general. Ali elas deixaram uma imagem de Nossa Senhora, que teria sido encontrada em 1498 por uma jovem menina muda que pensara se tratar de uma boneca. Sua mãe, em um momento de irritação, teria jogado a imagem no fogo. A menina soltou um grito falando se tratar de Nossa Senhora. A voz, até então inédita, chocou as duas e o braço da mãe teria ficado paralisado, curado apenas com muita oração.

*Publicado originalmente em 11/10/2016

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: