publicidade

7 motivos que podem te fazer suar muito enquanto dorme

15/05/2019 às 03:302 min de leitura

Acordar de madrugada pingando suor é uma das situações mais desagradáveis que existem. Porém, vamos descartar situações óbvias como o próprio clima quente ou o excesso de cobertas para focar na questão da saúde: quais são os motivos que podem levar à sudorese noturna?

O suor noturno pode ser causado por diversos fatores, e você deve ficar atento a esses sinais e procurar ajuda o quanto antes se isso se tornar frequente. Confira 7 dos motivos que podem causar esse incômodo:

1. Menopausa

Esta provavelmente é a causa mais conhecida para a sudorese noturna. Quando as mulheres estão entrando nessa fase da vida, as ondas de calor são alguns dos primeiros sinais de que o período fértil está chegando ao fim e que os hormônios estão desregulados.

2. Remédios

Alguns medicamentos antidepressivos ou para distúrbios psiquiátricos podem ter a sudorese noturna como efeito colateral. Se esse for seu caso, você pode conversar com seu médico se existe a possibilidade de troca de medicação e se esse é um efeito apenas passageiro.

3. Câncer

Os linfomas são cânceres que atacam o sistema linfático, responsável por transportar glóbulos brancos para todas as partes do corpo. Um dos primeiros sintomas desse tipo de tumor é a sudorese noturna, ou seja, não dá para ignorar esse sinal, não é mesmo?

4. Infecções

Diversos tipos de infecções podem levar a intensos quadros de suor durante a noite: tuberculose, endocardite (nas válvulas do coração), osteomielite (nos ossos) e AIDS são algumas das mais comuns de gerarem esse incômodo sintoma.

5. Ansiedade

Quem sofre de distúrbios de ansiedade já deve ter acordado encharcado no meio da noite. Normalmente, a sudorese causada por esse motivo também é acompanhada de nervosismo, tensão e insônia.

6. Distúrbios do sono

A sudorese noturna pode ser um problema para quem sofre de outras complicações na hora de dormir, como insônia ou apneia. Normalmente, quem tem esse problema costuma apresentar sonolência durante o dia e pressão alta, além de acordar abruptamente no meio da madrugada.

7. Hipoglicemia

A falta de açúcar no sangue também pode ser um dos fatores que desencadeiam a sudorese. Pacientes com diabetes por vezes apresentam esse sintoma, já que o período noturno é quando eles ficam mais tempo sem se medicar com insulina.

***

Identificou algum desses sintomas? Então marque já uma consulta, pois quanto mais cedo a gente trata uma doença ou distúrbio, maior é a chance de cura! Pense nisso!

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: