11 alimentos que pioram a azia e o refluxo gástrico

01/09/2017 às 04:052 min de leitura

1 – Frutas cítricas

Adicionar elementos ácidos a um estômago que está queimando não é uma boa ideia, especialmente em jejum.

2 – Cafeína

É sempre bom consumir bebidas com cafeína em moderação, mas essa regra vale ainda mais para quem sofre com azias ou refluxo gástrico. Café, chás escuros e refrigerantes devem ser cortados da vida de quem tem esses problemas gástricos.

3 – Chocolate

O problema do chocolate é que ele também tem cafeína e é um produtor de acidez estomacal. Comer chocolate também relaxa a musculatura abaixo do esôfago, e isso acaba provocando azia.

4 – Tomates

Outro item comum na vida de muitas pessoas e que piora os casos de acidez estomacal. Melhor evitar.

5 – Bebidas com gás

Tomar cerveja, refrigerantes e afins não é uma boa ideia quando se tem azia ou refluxo, hein! O gás dessas bebidas também deixa o estômago mais ácido.

6 – Comidas apimentadas

É fácil entender por que você não deve comer pimenta e coisas apimentadas quando tem azia, certo? Mas é sempre bom lembrar.

7 – Hortelã-pimenta

Ainda que o chá dessa erva seja bom para a saúde, ele não é recomendado para quem tem problemas gástricos, pois, se tomado após a refeição, ele acaba aumentando a acidez no seu estômago.

8 – Bebidas alcoólicas

Assim como o chocolate, o álcool também relaxa a musculatura na região abaixo do esôfago, e isso aumenta a concentração de ácido da região. Melhor evitar.

9 – Alimentos gordurosos

Em dias de queimação brava, nada de comer queijos, castanhas, carnes gordurosas e afins. Se for inevitável, pelo menos pegue leve na hora de medir a dose e, de preferência, não consuma esse tipo de alimento à noite.

10 – Alimentos fritos

Além da gordura em si, que faz mal para a saúde e aumenta muito as calorias dos alimentos, as frituras são grandes vilãs em termos de provocar azia e refluxo gástrico. Sua saúde vai agradecer se você deixar de consumir esses alimentos.

11 – Alho e cebola

Essa é triste para quem gosta de comidas bem temperadas. Ainda que esses itens não sejam um problema para todo mundo que sofre com a azia, algumas pessoas têm a situação piorada quando os consomem – se você notar que, depois de comer um pão de alho ou um bife acebolado, você ficou mal, talvez seja bom evitar esse tipo de tempero.

***

Essas dicas não têm a intenção de curar doenças gástricas, mas sim de aliviar os sintomas da queimação, que são muito incômodos. Se você tem queimação frequente, se tem refluxo ou se passa mal sempre que come algum tipo de alimento, o ideal mesmo é procurar ajuda médica.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: