Xixi azul e língua preta: 5 efeitos bizarros que podem acontecer com você

25/09/2017 às 05:593 min de leitura

Você alguma vez se surpreendeu — ou se assustou feio! — com alguma reação estranha do seu organismo e depois se deu conta de que tudo não passava de uma resposta a algo diferente que você comeu ou fármaco que tomou? Pois, de acordo com o pessoal da Universidade de Berkeley, nos EUA, existe uma série de coisas que podemos consumir e provocar efeitos colaterais pra lá de bizarros. Confira 5 deles a seguir:

1 – Xixi vermelho

Se você é superfã de beterrabas e costuma se empanturrar com essa raiz, então não deve se surpreender muito quando vai ao banheiro e vê seu xixi — e até cocô — adotar uma coloração mais avermelhada. Mas, para aqueles não estão acostumados a comer essa planta, a experiência pode ser um pouco assustadora, já que a primeira impressão pode ser a de que existe sangue na urina.

Tábua para corte de madeira(Pixabay/Anna Sulencka)

No entanto, o xixi vermelho se deve ao fato de a beterraba conter um pigmento chamado betalaina — e a intensidade da coloração depende de alguns fatores. Uma maior quantidade de substâncias ácidas nos alimentos — como o ácido ascórbico e o oxálico —, assim como os níveis de ferro no sangue, podem tornar a tonalidade avermelhada na urina mais forte. Além disso, fatores genéticos podem colaborar para que o xixi e as fezes fiquem mais “coloridos”.

2 – Língua preta

Imagine só o susto que você levaria se depois de tomar um remedinho para náusea e indigestão você fosse escovar os dentes e descobrisse que a sua língua ficou preta! Pois existem medicamentos para aliviar problemas gástricos que podem gerar esse estranho efeito colateral — e os afetados podem ficar tranquilos, porque não existe risco de a língua cair não. Aliás, o cocô também pode ficar pretinho, e isso não indica necessariamente a presença de sangue nas fezes.

Uma pilha de comprimidos(Pixabay/Brett Hondow)

Esses curiosos efeitos podem acontecer quando tomamos fármacos que contam com bismuto em sua formulação e são resultados da interação desse elemento com o sulfeto de hidrogênio presente na saliva e no intestino grosso. Para evitar que a sua língua se torne preta ou minimizar essa reação, basta enxaguar bem a boca depois de tomar o remédio. Já para “apagar” a cor, escove bem a língua e os dentes.

3 – Xixi azul

Como você sabe, o ideal é que a urina tenha coloração amarelo clarinho — e, a não ser que você tenha comido beterrabas, tonalidades mais escuras podem indicar que você está desidratado, por exemplo. Mas já aconteceu de você fazer xixi azul ou verde? Isso pode acontecer quando tomamos alguns medicamentos, como um tipo de antiácido chamado cimetidina, o anestésico propofol e o anti-inflamatório indometacina, e é uma reação relativamente comum.

Vaso sanitário com água azul(SF Gate/Home Guides)

Outra substância, o azul de metileno, usada para a realização de alguns exames e também no tratamento de condições como a meta-hemoglobinemia (caracterizada pela inabilidade da hemoglobina se ligar ao oxigênio e transportá-lo pelo organismo), também pode tornar a urina azul ou esverdeada — quando o pigmento do azul de metileno interage com o composto responsável por dar ao xixi seu típico tom amarelo.

4 – Pelinha nas gengivas

Você já passou pela experiência de escovar os dentes e, algum tempo depois, notar que as suas gengivas parecem estar se “descamando”? Esse efeito é bastante comum em pessoas com sensibilidade a alguns ingredientes presentes em determinados cremes dentais, como os produtos para a remoção de tártaro.

Uma escova de dentes com pasta(Pixabay/Photo Mix)

Essas pastas de dentes costumam contar com pirofosfatos em sua formulação e, se você notar que as suas gengivas estão soltando pele, basta parar de usar o produto. Os cremes dentais contendo lauril sulfato de sódio — um agente espessante muito usado em cosméticos e produtos de higiene pessoal — também podem provocar essa reação em algumas pessoas.

5 – Perda de digitais

Você sabia que existe um medicamento usado nas quimioterapias indicadas para o tratamento de alguns tipos de câncer cujo efeito adverso é fazer com que as digitais sumam — ou fiquem praticamente imperceptíveis — temporariamente?

Uma impressão digital(Pixabay/ar130405)

O fármaco se chama capecitabina e não provoca esse efeito em todos os pacientes, mas, quando ele ocorre, pode causar dificuldades de identificação. Assim, as pessoas em tratamento com essa substância e que pretendem viajar ao exterior, por exemplo, devem pedir uma declaração médica explicando a situação, uma vez que para entrar e sair de vários países é necessário fazer a leitura das digitais.

Importante

Como você viu acima, os efeitos colaterais bizarros são respostas comuns resultantes da interação de alguns compostos químicos e alimentos com o nosso organismo. No entanto, se você notar algo estranho nas fezes, urina, saliva ou odor corporal e não houver nenhuma razão evidente para a mudança, procure um médico. O cocô mais escuro do que o normal pode indicar sangramento gastrointestinal, por exemplo, e variações na cor do xixi, infecções no trato urinário, então, não deixe de consultar um especialista.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: