Isso é o que acontece quando olhamos direto para o Sol durante um eclipse

08/12/2017 às 10:252 min de leitura

Você já deve ter ouvido mais de uma vez que é perigoso olhar diretamente para o Sol durante um eclipse, já que existe o risco de a radiação causar danos à visão, certo? Mas você sabe o que, exatamente, pode acontecer com quem não toma as precauções necessárias, ignora os alertas e observa esses fenômenos sem proteção mesmo? Uma mulher norte-americana descobriu do pior jeito: sofrendo uma lesão ocular permanente.

Eclipse solarNão pode olhar diretamente sem proteção! (abc News)

De acordo com Angela Chen, do site The Verge, durante o “Grande Eclipse Americano”, que aconteceu em agosto deste ano, a tal mulher olhou fixamente para o fenômeno durante míseros 6 segundos antes de resolver observar o espetáculo através de lentes especiais, mas esse breve período foi suficiente para causar danos. E a coisa foi bem rápida, pois, segundo Angela, 4 horas depois, a visão da mulher começou a ficar embaçada, e ela passou a ver tudo preto.

Lesão irreversível

A identidade da mulher não foi revelada, mas os médicos que trataram do caso disseram que ela tem 20 e poucos anos. Aparentemente, ela olhou diretamente para o eclipse quando a Lua cobria cerca de 70% do Sol e procurou ajuda de oftalmologistas três dias após o evento.

Lesão na retinaImagens obtidas durante os exames nos olhos da mulher (The Verge/JAMA Ophthalmology)

Os exames revelaram que a mulher sofreu danos nas retinas dos dois olhos — sendo que o esquerdo foi mais afetado, já que, além da lesão, a radiação danificou os fotorreceptores, células sensoriais responsáveis por capturar e transmitir ao cérebro os estímulos visuais que chegam aos olhos.

Mais especificamente, a mulher foi diagnosticada com um problema chamado retinopatia solar, uma lesão para a qual não existe tratamento. Aliás, segundo Angela, existe o registro de um homem que sofreu o mesmo tipo de dano depois de olhar diretamente para um eclipse em 1962, e hoje ele só consegue enxergar com o olho direito. Se considerarmos esse caso como referência, o prognóstico da mulher não é muito bom.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: