O que é certo: molhar a escova antes ou depois de colocar a pasta de dente?

20/02/2018 às 08:302 min de leitura

Na hora de escovar os dentes, tem quem molhe a escova antes de colocar a pasta dental sobre ela, tem quem molhe depois, tem quem molhe nos dois momentos e, claro, para o estranhamento de quem faz parte de um desses três grupos, tem quem não molhe nunca a escova.

Essa discussão parece ser do grupo de discussões sobre bolacha e biscoito, e o Metro resolveu embarcar no assunto e falar com alguns dentistas sobre ele. Afinal de contas, o que os especialistas têm a nos dizer sobre a hora certa de molhar a escova de dente? Aliás, será que eles têm algo a dizer?

Como você deve imaginar, alguns reafirmaram que o que importa mesmo é escovar os dentes frequentemente e manter hábitos saudáveis de higiene bucal. A Dra Raha Sepehrara, no entanto, tem um posicionamento certeiro sobre o tema: para ela, o ideal é não molhar a escova em momento algum: “isso pode diluir a pasta de dente e reduzir seus efeitos”.

Mais explicações

escovar os dentes

Ela diz, ainda, que as pessoas que molham a escova com a finalidade de deixar as cerdas mais macias deveriam, na verdade, comprar escovas com cerdas mais macias – o que, convenhamos, faz bastante sentido.

Em todo caso, se você é do tipo que gosta mesmo de molhar a escova antes ou depois de colocar o creme dental sobre ela, o ideal é que você seja breve (coisa de um segundo, apenas), até mesmo porque as cerdas encharcadas ou a pasta dental diluída são fatores que reduzem a eficácia da escovação.

Agora se você gosta de molhar a escova por questões higiênicas mesmo, saiba que a melhor forma de armazenar a sua escova é deixá-la sempre seca, de preferência com um protetor e, claro, substituí-la por uma nova com frequência.

Aproveitando a deixa, os especialistas também explicaram que não é bacana usar enxaguante bucal logo após escovar os dentes, pois o produto remove os vestígios de pasta de dente, o que faz com que ela não aja perfeitamente. Se você gosta muito de usar enxaguante bucal, faça isso ao longo do dia, no intervalo entre as escovações.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: