Mulher desenvolve cirrose por pintar os cabelos mensalmente durante 10 anos
17.054
Compartilhamentos

Mulher desenvolve cirrose por pintar os cabelos mensalmente durante 10 anos

Último Vídeo

Um dos maiores problemas do alcoolismo é a possibilidade de desenvolver uma cirrose. A doença ataca o fígado, que acaba deixando de realizar suas funções a ponto de sofrer um colapso. Outras doenças virais, como a hepatite, também podem afetar o fígado. A cirrose não tem cura e nem pode ser revertida, muitas vezes criando a necessidade de um transplante.

A cirrose desenvolvida por uma mulher identificada apenas como Sra. Chen, entretanto, tem chamado a atenção por não ter sido causada nem pelo álcool nem por infecções: a culpa foi da tintura dos cabelos! É isso mesmo! Por 10 anos, a mulher pintou mensalmente os cabelos para esconder os fios brancos e acabou com uma cirrose química!

Segundo a imprensa local, Chen, que mora em Harbin, na China, começou a reparar o clareamento capilar por volta dos 30 anos de idade, mas só começou a colorir as madeixas aos 40. Agora, a doença acabou atacando seu fígado por conta do excesso químico absorvido por seu couro cabeludo.

pintar cabeloExcesso de químicos pode afetar o fígado

A descoberta aconteceu há dois meses, quando Chen subia as escadas para o quarto e se sentiu extremamente cansada. Ao chegar ao aposento, seu marido notou que ela estava com uma aparência mais amarelada, inclusive nos olhos. Eles foram ao hospital, onde exames apontaram um excesso do composto bilirrubina, que está presente no sangue e é normalmente eliminado na urina.

Quando em excesso, a bilirrubina pode deixar a pessoa com uma cor mais amarela e indicar um problema no fígado. Esse era o caso de Chen, que não possuía nenhuma dependência química ou alcoólica, intrigando os médicos. Foi preciso uma investigação mais detalhadas dos hábitos da mulher de 50 anos até chegar à conclusão que os responsáveis pela sua cirrose eram os químicos das tintas.

Como a condição é irreversível, a partir de agora ela terá que fazer acompanhamento – e assumir os cabelos brancos também. Chen fez um tratamento de 20 dias que melhorou sua saúde, mas agora ela precisa ficar atenta já que a cirrose pode acabar virando um câncer.

É importante ressaltar que a tintura esporádica das madeixas – a cada seis meses, preferencialmente – não oferece riscos à saúde. Mas se você é daqueles que faz isso com uma frequência mais alta, procure se informar sobre os químicos contidos na sua tinta para não acabar sofrendo o mesmo que a Sra. Chen.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.