Tomar vacina é mesmo importante?

24/05/2019 às 05:142 min de leitura

Post patrocinado

Um movimento tão perigoso, que foi incluído pela Organização Mundial de Saúde em seu relatório sobre os dez maiores riscos à saúde global, em 2019, já que se trata de uma ameaça  ao progresso feito no combate às doenças evitáveis por meio da vacinação. Mas a vacinação é mesmo tão importante assim? Bom, para saber disso, a gente precisa prestar muita atenção a esta história.

No início do século 20, uma a cada cinco crianças morria de alguma doença infecciosa antes mesmo de completar cinco anos de idade. Aqui no Brasil, durante esse período, todos os anos ocorriam em torno de 100 mil casos de sarampo e 10 mil casos de poliomielite! E isso causou incontáveis mortes em todo o país.

Vacinação

Esse perfil mudou graças às ações de imunização e aos 45 anos de existência do Programa Nacional de Imunizações, que erradicaram a febre amarela urbana, a varíola, eliminaram a poliomielite, a rubéola e muitas outras, além de reduzirem drasticamente a circulação de outras doenças graves.

Todos esses esforços impactaram muito na redução do número de casos e mortes por doenças imunopreveníveis, permitindo uma maior proteção à população brasileira.  Por isso, é tão importante olhar para a história, pois, com esse sucesso todo em deixar o país imune, muitas doenças tornaram-se desconhecidas, fazendo com que muitas  pessoas não tenham nem noção do risco representado por elas, e, assim, acabam se preocupando mais com os possíveis efeitos adversos das vacinas do que com a prevenção dessas doenças tão horríveis.

Vacinação

O fato é que a vacinação é uma das mais importantes conquistas da saúde pública e foi responsável, nos últimos dois séculos, por um aumento de cerca de 30 anos na expectativa de vida da população. Não podemos deixar que a desinformação e as fake news coloquem em risco essa nossa arma tão poderosa contra doenças tão terríveis.

Por isso, o Ministério da Saúde convidou a gente aqui do Mega para um recado muito importante: o Brasil inteiro precisa de você! Este é o ano da imunização! Não vamos deixar a desinformação vencer!

Dia 04 de maio é o dia D: o dia para se vacinar contra a influenza! Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mães com até 45 dias de pós-parto, pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos, pessoas com necessidades clínicas especiais, profissionais da saúde, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento devem procurar uma unidade de saúde e se vacinar. Saiba mais informações sobre esse dia tão importante em saude.gov.br/vacinabrasil

Bora ser um super-herói da vida real? Para mais informações, o link da campanha está ali em cima e você pode conferir também as redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e LinkedinFaça parte do Movimento Vacina Brasil. É mais proteção para todos. Até a próxima animação, pessoal!

Acompanhe o Ministério também nos perfis oficiais:

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: