publicidade

Veja o que acontece com a cabeça dos bebês durante o trabalho de parto

21/05/2019 às 03:012 min de leitura

Além de o trabalho de parto ser um processo incrivelmente doloroso – precisamos dar graças ao advento da sedação e da anestesia! –, a verdade é que, falando do ponto de vista anatômico, a pelve humana é estreita demais para a passagem de “filhotes” tão grandes (e cabeçudos!), o que também torna o ato de dar à luz potencialmente perigoso para as mães.

Falando em bebês "cabeçudos", por sorte, a natureza encontrou uma forma de lidar com esse “problema” para, assim, tornar o nascimento de humanos possível. Como todos sabem, as crianças nascem com a fontanela – ou moleira, como é conhecida popularmente – aberta, o que significa que os ossos do crânio não estão completamente formados e fundidos quando os bebês vêm ao mundo, o que, por sua vez, torna suas cabeças mais maleáveis para passar pelo (estreito) canal vaginal durante o parto.

[POR GENTILEZA, INSERIR ESTE VÍDEO: jAtqgV9Ovjc]

Transformações

De acordo com Rosie McCall, do site IFLScience!, uma equipe de cientistas empregou técnicas de obtenção de imagens 3D para mostrar o que acontece com a cabeça dos bebês durante o nascimento – e como os formatos de seus cérebros se alteram nesse processo. Mais especificamente, os pesquisadores submeteram 27 gestantes a exames de ressonância magnética às 36 e 39 semanas de gravidez, e 7 delas voltaram para a máquina apenas 10 minutos antes de dar à luz.

Como você pode ver na imagem a seguir, a cabeça – e o cérebro – se moldam para permitir a passagem do bebê pelo canal vaginal durante o parto, e a transformação é realmente dramática. Só para você entender melhor, os cérebros em roxinho representam os formatos antes do nascimento e, em laranja, como eles ficaram durante o segundo estágio do trabalho de parto, que consiste na fase em que o colo do útero já alcançou a dilatação de 10 centímetros e culmina com o nascimento da criança. Veja:

(Reprodução / IFLScience! / Plos One / Ami et al. 2019)

Notou como as cabeças dos bebês ficam deformadas? Segundo Rosie, os pesquisadores notaram que, das 7 crianças observadas durante o parto, 5 delas tiveram os formatos de seus crânios voltando à forma que tinham quando ainda se encontravam no útero quase imediatamente após o nascimento. Confira a seguir a disposição dos ossos do crânio de um dos bebês acompanhados pelo estudo antes de nascer (imagens A, B e C) e durante o segundo estágio do trabalho de parto:

(Reprodução / IFLScience! / Plos One / Ami et al. 2019)

Aliás, só para constar, inclusive os pequenos que nascem por meio de cesárea podem apresentar alterações na forma da cabeça. Mas as reconstruções acima não são nada comparado às imagens reais de crianças logo após o nascimento! Rosie, do IFLScience!, mencionou o caso impressionante de algumas fotos divulgadas de um bebê chamado Graham que, por conta de seu posicionamento durante o parto, nasceu com a cabeça severamente deformada. Olhe abaixo:

(Reprodução / Independent / Kayla Reeder)

No entanto, logo em seguida, o formato da cabeça de Graham voltou ao normal. Veja:

(Reprodução / Independent / Kayla Reeder)

(Reprodução / Independent / Kayla Reeder)

Impressionante, né?

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: