Novo vírus perigoso está infectando porcos ao redor do mundo

26/06/2019 às 03:002 min de leitura

O vírus de origem africana é característico do porco e popularmente conhecido como “Ebola Suíno”. Ele está se espalhando rapidamente pelo mundo, o que resulta no maior surto de doenças animais que o planeja já viu.

Fazendeiros da China, Mongólia, Coréia do Norte e de algumas partes da Europa já relataram a respeito de porcos com a doença. Os humanos não são infectados, mesmo ao comer a carne de um porco que contenha o vírus. No Brasil, ainda não há nenhum caso ligado ao Ebola Suíno.

 Fazendas de porcos inteiras estão sendo contaminadas com o vírus (Foto: Divulgação/IFL Science)

De acordo com analistas de mercado do Rabobank, há cerca de 200 milhões de porcos infectados. Outros milhões estão sendo sacrificados como alternativa para conter a situação.

Segundo o epidemiologista veterinário e especialista em peste suína Dirk Pfeiffer, da Universidade da Cidade de Hong Kong, o surto da doença da carne de porco é o maior de todos os tempos.

Pfeiffer ainda ressalta que doenças como a da “vaca louca” e febre aftosa tornam-se comuns quando comparadas ao ebola do porco, principalmente por conta dos danos causados.

Para porcos e javalis, a doença chega a ser 100% fatal. Além disso, os suínos infectados morrem em até 10 dias.

O vírus

O vírus é considerado um dos piores do mundo, já que pode sobreviver no sangue refrigerado por até 6 anos; no soro, ele pode durar 18 meses. Ainda assim, o vírus da carne de porco pode viver em carnes salgadas e salame durante 8 meses.

 Célula macrofágica em seu estágio inicial de infecção (Foto: Divulgação/IFL Science)

Resistência às temperaturas extremas e pH também são características do vírus que está aterrorizando os criadores de porcos. Apesar de pesquisadores estarem estudando sobre um antídoto para conter a doença, ainda não há nenhum tipo de cura, nem mesmo medicamentos para tratar os animais.

Alguns testes com possíveis vacinas para prevenir a doença estão sendo feitos, mas ainda exige muito estudo.

Quando surgiu

A primeira aparição do vírus é datada do século 20, na África, e permaneceu em terras africanas até a década de 50 – quando houve relatos em Lisboa, Portugal.

O vírus se espalhou na Europa e África de maneira rápida e silenciosa, causando surtos incomuns. Atualmente, o que os pesquisadores mais temiam aconteceu: o vírus tem uma base na China, país que concentra metade dos porcos de todo o mundo.

Ainda não se sabe o que acontecerá nos próximos meses, mas pesquisadores trabalham incessantemente atrás de uma cura para o ebola suíno.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: