Pesquisadores criam robô para coletar sangue em exames

Pesquisadores criam robô para coletar sangue em exames

Último Vídeo

Ir até o laboratório e tirar um pouco de sangue para aquele exame de rotina que poderá analisar mais coisas sobre o seu organismo do que você pode imaginar pode se tornar uma tarefa um pouco mais sutil.

Esticar o braço, esperar a agulhada e alguns segundos até que a coleta seja feita. Em geral, esse é o rito, mas há pacientes que não têm familiaridade com a agulha ou ainda aqueles cujas veias não são exatamente as melhores para a coleta.

Quem sofre? Paciente e profissional, que precisa, de algum jeito, encontrar a melhor solução para conseguir retirar a amostra. Agora, graças a pesquisadores da Universidade Rutgers e do Hospital Mount Sinai essa tarefa poderá ser mais simples.

Prototipo coleta e analisa sangue. (Fonte: Unnati Chauhan)

Enfermeiro do futuro

Pensando e melhorar esse procedimento, os cientistas projetaram um robô especialmente para realizar esse tipo de coleta. Segundo a declaração da Universidade, o robô “teve um desempenho tão bom ou melhor do que as pessoas, de acordo com o primeiro ensaio clínico em humanos de um dispositivo automatizado de coleta e análise de sangue”.

O dispositivo utiliza tecnologia de ultrassom para localizar a melhor veia e orientar o posicionamento da agulha. Além disso, existe também um analisador de sangue. O Journal Technology apontou uma taxa de sucesso geral para os 31 participantes da pesquisa de 87%. No caso das 25 pessoas que tinha veias de fácil acesso, a taxa foi de 97%.

O robô ainda é um protótipo, mas os pesquisadores acreditam que ele pode ser utilizado em diversas situações como procedimentos de cateterismo intravenoso, atendimento dentro de uma ambulância ou ainda nas salas de emergência.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.