Seja o primeiro a compartilhar

Qual o jeito certo de assoar o nariz?

Se você é do tipo de pessoa que costuma ficar resfriada constantemente ou simplesmente sofre com aquela rinite que volta e meia deixa seu nariz entupido, saber assoar suas vias respiratórias pode ser uma missão e tanto. Afinal, ninguém gosta da sensação de não conseguir respirar corretamente.

Entretanto, o que muita gente não sabe é que existe uma maneira correta de assoar o nariz. Dependendo da força utilizada, você pode acabar provocando sangramentos ou até mesmo danos à estrutura dos ouvidos. Portanto, é importante ter em mente algumas técnicas para utilizar nesse momento de higiene.

Cuidados com o nariz

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Caso você assoe seu nariz com muita força, você potencialmente pode acabar mandando muita pressão para os tubos que conectam os ouvidos com a parte de trás do sistema respiratório. Apesar de isso exigir uma força um tanto quanto exagerada, é possível que esse ato provoque algum tipo de rompimento no tímpano.

O principal problema de se forçar muito na hora de limpar o nariz são os possíveis sangramentos que podem surgir. Muita pressão ocasionalmente faz com que os vasos sanguíneos se rompam e você seja pego de surpresa com aquele escorrimento de sangue bastante chato.

Se você tenta assoar as duas narinas ao mesmo tempo, pode ser um tanto complicado caso você sofra de desvio de septo — a linha do meio que divide cada parte. Sendo assim, você pode achar um pouco mais fácil focar um lado de cada vez para que a limpeza seja mais eficiente.

Assoando o nariz corretamente

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

O ato de assoar o nariz é uma prática que adquirimos por conforto para tentar se livrar da sensação de excesso de muco nessa região do corpo. Os seres humanos costumam produzir cerca de meio litro de muco todos os dias, do qual engolimos uma parcela sem perceber.

Na maioria das vezes, narizes entupidos são provocados por dias com excessos de produção desse muco — que pode ser resultado de um resfriado, uma gripe ou outra condição. Além disso, assoar o nariz também pode ser um jeito de limpar as vias respiratórias caso você viva em um lugar com muita poluição.

Para a maioria dessas condições, os médicos costumam recomendar que os pacientes realizem uma ducha nasal com solução salina em vez de simplesmente assoar o nariz com papel seco. Essa é a melhor técnica sobretudo para aqueles que sofrem com alergias e problemas respiratórios, além de que esses soros podem ser adquiridos em praticamente qualquer farmácia por aí. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER