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Mantenha a calma: 6 dicas para ficar bem mesmo sob pressão

Manter a calma em situações de pressão é primordial para auxiliar a conter o esgotamento mental, resultado de cada vez menos tempo e mais atividades acumuladas. Você mesmo já deve ter se visto sob pressão várias vezes apenas nesta semana. Mas essa é uma situação que podemos procurar controlar, de modo a suportar a pressão e viver melhor. Então, confira 6 dicas para ficar bem, mesmo sob pressão.

1. Respire fundo

(Fonte: Freepik)(Fonte: Freepik)

Pode soar uma dica óbvia, mas uma das melhores maneiras de manter a calma e sobreviver à pressão é, literalmente, respirar fundo. É um exercício simples que pode ser repetido várias vezes e fará com que você se sinta mais tranquilo:

  • Inspire profundamente pelo nariz por cinco segundos.
  • Suspenda a respiração por um segundo.
  • Em seguida, solte todo o ar pelo nariz, contando até cinco.

2. Escolha bem as pessoas que quer manter por perto

(Fonte: Freepik)(Fonte: Freepik)

Desde cedo ouvimos o ditado "diga-me com quem andas e te direi quem és". Pois ele também é bem útil em momentos de contornar a pressão cotidiana.

Pense no seu ambiente de trabalho, escolar ou qualquer lugar em que você possa ser colocado sob pressão. Faça uma lista das pessoas com quem você convive nesses locais e, na sequência, assinale ao lado destes nomes as pessoas que são fonte de boa energia, apoio e crescimento.

Sempre de modo profissional, afaste-se sempre que possível das pessoas as quais você não sinalizou. É uma boa forma de você fugir da pressão de convivências que não agregam nada.

3. Aprenda a lidar com o desconforto

(Fonte: Viva Mais Viva Melhor)(Fonte: Viva Mais Viva Melhor)

Por vezes somos postos à prova nas situações mais desafiadoras, especialmente no trabalho e nos estudos. Ter que lidar com estes momentos pode fazer com que queiramos nos afastar e, se possível for, evitá-los.

Contudo, a melhor maneira de contornar a pressão causada por situações como esta é aprendendo a lidar com o desconforto causado e enfrentá-lo. Tem receio de falar em público, por exemplo? Treine com conhecidos.

4. Crie uma rotina antes de momentos eventualmente estressantes

(Fonte: umCOMO)(Fonte: umCOMO)

Uma das formas de se precaver da pressão é criar rotinas prévias para estes momentos. Tem reuniões semanais com seu chefe para dar retorno sobre a performance de sua equipe ou setor? Faça exercícios de alongamentos leves antes de ir à sala de reuniões.

Outra opção é falar rapidamente com pessoas queridas antes de iniciar o dia de trabalho, por exemplo. O conforto causado pelas rotinas ajudarão a impedir que você se preocupe antecipadamente.

5. Planeje suas demandas de formas viáveis

(Fonte: Blog Gestão de Segurança Privada)(Fonte: Blog Gestão de Segurança Privada)

Um passo de cada vez. A sugestão parece simples, mas pode até causar arrepios em algumas pessoas. Entretanto, definir grandes tarefas em demandas viáveis é uma maneira bastante eficaz de se manter calmo nos piores momentos.

Delegue funções sempre que possível, e concentre-se nas ações que somente você pode realizar. Isso garantirá, inclusive, que você tenha mais tempo para focar o que realmente importa, entregando resultados mais completos.

6. Cante

(Fonte: Freepik)(Fonte: Freepik)

Cante. Escolha sua música favorita e cantarole enquanto trabalha. Estudos mostraram que cantar ou cantarolar uma música ajuda a manter o ritmo do seu coração.

Na próxima vez que sentir seu coração acelerado e que está ficando sob pressão, busque na mente as notas de suas canções favoritas.

Esta última dica precisa ser realizada com parcimônia, pois pode tirar você da pressão, mas provocar desconforto em pessoas que estão por perto — a não ser que você seja a Ivete Sangalo.

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