Você vai se surpreender com estas conclusões científicas sobre o sal

20/04/2017 às 08:312 min de leitura

É aquela coisa: a gente passa umas duas horinhas escolhendo o que vai assistir na Netflix e, assim que apertamos o play, às vezes recorremos a algo para petiscar. Aí, convenhamos: quem vence quase sempre é o bom e velho salgadinho que, uma vez que seu pacote tenha sido aberto, será devorado até o último farelo.

Famintos e felizes, chafurdamos na experiência de baixa gastronomia e, ao terminar de encher a pança, fica a certeza: se tivesse mais, comeríamos mais. Por algum motivo que deve ir além da gostosura perigosa desses aperitivos extremamente salgados, acabamos sentindo fome mesmo depois de petiscar bastante. Por que será?

Um estudo divulgado pelo The Journal of Clinical Investigation revelou que o culpado dessa coisa viciante do salgadinho parece ser realmente o sal que, quanto mais for ingerido, mais nos faz reter líquido – essa retenção, ao que tudo indica, é que nos deixa com fome mesmo depois de o pacote acabar e, adivinha só? As chances de recorrermos a mais salgadinho são realmente grandes.

Comer, comer!

O estudo foi realizado com dois grupos de 10 homens cada, que foram alimentados com refeições idênticas – exceto pela quantidade de sal de cada porção. Os resultados mostraram que pessoas que comem alimentos mais salgados produzem mais xixi.

Toda essa pesquisa foi realizada, na verdade, para que se possam aperfeiçoar viagens espaciais, já que levar menos água para o espaço poderia ser um meio de economizar combustível ou uma maneira de ter mais lugar onde armazenar outros produtos. Esse raciocínio em a ver com o fato de que tomamos mais água depois de comer algo muito salgado, certo?

Errado! Ainda que o raciocínio anterior faça muito sentido, a verdade é que os pesquisadores descobriram que o sal faz com que as pessoas bebam menos água, no fim das contas – pois é, a gente também achou isso estranho.

Calma lá que a gente explica: o que faz com que uma pessoa produza mais urina depois de consumir muito sal não é a água que ela toma, mas sim uma reação do próprio corpo depois desse consumo. Nosso organismo, inteligente ao extremo, filtra a água do corpo mais uma vez depois de exagerarmos na batatinha frita, de modo que ficamos com a bexiga cheia. Depois, acabamos fazendo um xixi extremamente salgado, dando adeus ao sódio em excesso.

Esse processo de filtração dupla da água é feito graças à produção de ureia, que é o componente que ajuda a conduzir a água pelo nosso corpo. Acontece que produzir ureia nos faz gastar muita energia e, consequentemente, nos deixa com mais fome. Parece que as empresas que fabricam salgadinho usam muito bem essa informação, não é mesmo? Tendo noção desse processo, não nos causa espanto que um pacote imenso de salgadinho seja capaz de nos deixar com fome e com vontade de consumir cada vez mais. Eita!

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: