8 alimentos que enchem o estômago e ajudam a manter a dieta

13/06/2019 às 02:302 min de leitura

1 – Batata assada

Eis um item que é geralmente tirado logo de primeira da dieta de quem quer emagrecer, mas a verdade é que ela é um componente alimentar que ajuda as pessoas a se sentirem mais satisfeitas e faz com que a sensação de fome demore a voltar depois da refeição.

Batatas são alimentos ricos em vitaminas, fibras e outros nutrientes, e o melhor é evitar comer batatas fritas, por causa da gordura mesmo, mas as suas versões cozidas ou assadas estão liberadas – com moderação, é claro.

2 – Ovos

Apostar em ovos na hora do café da manhã é algo que faz com que as pessoas consumam, em média, 330 calorias a menos ao longo do dia. Ovos são alimentos constituídos de proteínas completas, o que significa que eles têm os nove aminoácidos essenciais e que não podem ser produzidos pelo corpo humano.

Quando são digeridos, esses aminoácidos promovem a liberação de hormônios que nos dão a sensação de saciedade. Na hora de preparar o ovo, o ideal é consumir tanto a gema quanto a clara e escolher panelas antiaderentes, para não precisar usar óleo.

3 – Sopa de feijão

Como tem muita água, a sopa nos dá a sensação de saciedade com calorias a menos, e no caso das sopas de feijão, a quantidade de fibra e de amido resistente, que é um “carboidrato do bem”, é alta e retarda a liberação de açúcar na corrente sanguínea, o que proporciona sensação de saciedade por mais tempo. Para contribuir com a sua dieta, o ideal é consumir apenas a sopa, sem pãozinho ou torrada.

4 – Iogurte grego

O consumo de proteínas lácteas aumenta a sensação de saciedade e nos ajuda a perder peso mais rapidamente, já que mantém o açúcar no sangue equilibrado. O iogurte grego não tem o soro líquido e, por isso, tem o dobro de proteína e menos açúcar do que o iogurte normal. Eis uma boa pedida para o seu lanchinho entre as refeições.

5 – Maçã

As maçãs estão entre as poucas frutas que contêm pectina, que é uma substância que prolonga a digestão e que nos dá a sensação de saciedade por mais tempo. Você pode fazer da maçã uma sobremesa que, além de saborosa, vai fazer com que sua sensação de saciedade dure por horas.

Para garantir que a fruta faça parte da sua rotina alimentar, acrescente fatias de maçã à sua salada e também em sanduíches feitos com pão integral e queijo branco.

6 – Pipoca

Eis um alimento queridinho que pode ser um grande aliado da sua luta pela perda de peso. Pipocas têm poucas calorias e ocupam muito espaço no estômago, fazendo com que você se sinta saciado. O segredo é preparar os grãos sem óleo e, para dar aquela ajudada no metabolismo, você pode polvilhar pimenta sobre as pipocas depois de estouradas.

7 – Figos

Figos frescos são alimentos densos e que têm alto teor de fibra, mas poucas calorias. Essas frutas retardam a liberação de açúcar no sangue e nos ajudam a ter menos vontade de beliscar petiscos doces. São uma ótima opção de lanche, especialmente se combinados com castanha e/ou queijo.

8 – Aveia

Aveias são grãos ricos em fibra e que têm uma alta capacidade de absorver líquidos. Quando você cozinha aveia em leite desnatado, seu intestino vai ficar repleto desse alimento e você vai sentir menos fome. O bom é que é um alimento que combina com frutas e você pode usar a criatividade na hora do preparo, para não enjoar. Tem prisão de ventre? Taí mais uma utilidade desse alimento poderoso.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas! 

Fonte

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: