Barbudos, alegrem-se! Ter o rosto coberto de pelos faz bem para a saúde

15/09/2017 às 03:042 min de leitura

Se você é adepto das barbas, cavanhaques e bigodes e está cansado de ouvir reclamações e súplicas para que você se barbeie, temos uma notícia que pode servir como um forte argumento a seu favor: ter o rosto coberto de pelos faz bem para a saúde! De acordo com o Daily Mail, desde evitar o envelhecimento precoce, o câncer de pele e a ocorrência de alergias, as barbas e os bigodes parecem ser um santo remédio para os homens.

Protetor solar natural

Fonte da imagem: shutterstock

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Sul de Queensland, na Austrália, apontou que as barbas oferecem uma significativa proteção contra os danos provocados pelo sol, além de evitar o desenvolvimento do câncer de pele. Segundo os pesquisadores, os pelos do rosto, dependendo de seu comprimento e textura, podem oferecer entre 90 e 95% de proteção contra os raios solares.

Anti-histamínico facial

Outra vantagem de se ter uma bela barba acompanhada de um bigodão é que esse pelos podem evitar as alergias e ataques de asma provocados pela poeira ou pólen. Os bigodes que chegam até a área nasal podem bloquear a entrada de elementos alergênicos e evitar que eles sejam inalados e acabem indo parar nas vias respiratórias.

Anti-idade embutido

Fonte da imagem: shutterstock

A barba também pode evitar o envelhecimento precoce, pois ajuda a manter a hidratação natural e a pele em boas condições, bloqueando, em parte, a ação do ambiente externo. Além disso, a presença de folículos pilosos torna a pele mais grossa e, portanto, mais resistente aos danos.

Xarope cabeludo

Uma quantidade considerável de pelos sobre a região do pescoço e do queixo pode oferecer isolamento térmico, mantendo a temperatura dessas áreas mais elevada, ajudando a evitar e a combater tosses e resfriados. Segundo os especialistas, quando temos a garganta inflamada, por exemplo, o nosso organismo eleva a temperatura corporal para combater a infecção, e a barba ajuda a manter esse calor.

Fonte da imagem: shutterstock

Além disso, os pelos sobre a região do pescoço e do queixo também funcionam como uma barreira natural contra o frio, mais ou menos como se fossem uma espécie de cachecol.

Abaixo às lâminas!

As lâminas de barbear podem deixar a pele bastante irritada, além de torná-la mais vulnerável à ação de bactérias que podem causar infecções. Assim, além dos incômodos pelos encravados, outro quadro bastante comum é a foliculite, que é uma inflamação dos folículos pilosos que provoca a formação de espinhas.

Nem tudo são flores

Apesar de todos os benefícios descritos acima, também já foi provado que as barbas podem disseminar algumas infecções. Portanto, caso você decida cultivar uma bela camada de pelos faciais, nunca se esqueça de manter a sua cabeleira bem cuidada, corretamente aparada e sempre bem limpinha!

*Publicado em 22/02/2013

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: