Mulheres casadas com homens que se exercitam regularmente são mais felizes

31/08/2017 às 02:001 min de leitura

Se você tivesse que opinar sobre a receita para um casamento feliz, quais seriam os ingredientes necessários? Respeito, amor, companheirismo, compreensão? Bem, esses elementos — entre muitos outros — são, sem dúvida, indispensáveis. No entanto, uma pesquisa recente apontou que, pelo menos para as mulheres, ter maridos que praticam atividades físicas regularmente é um fator bem importante para a felicidade conjugal.

De acordo com Pat Hagan do portal Daily Mail, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Yale, nos EUA, apontou que as mulheres são menos propensas a sofrer de depressão se os seus maridos se exercitam regularmente — mesmo que elas próprias sejam pouco ativas ou não pratiquem nenhum esporte.

Suando a camisa

Os cientistas chegaram a essa conclusão após monitorar os níveis de atividade física e o risco de desenvolvimento de depressão de mais de 1,2 mil casais durante um período de 10 anos. Os pesquisadores especulam que, como a prática de exercícios estimula a liberação de endorfinas — resultando naquela sensação de bem-estar pós-exercícios —, é possível que ela também tenha influência na saúde mental.

Além disso, os homens tendem a praticar atividades que envolvem exercícios em grupo — como o futebol, por exemplo —, o que também é mais benéfico mentalmente do que a prática de atividades individuais. No caso dos casais, como os maridos que praticam esportes tendem a se sentir mais felizes e são menos predispostos a sofrer de depressão, talvez o efeito positivo nas esposas seja um reflexo de como os exercícios afetam a saúde mental deles.

Curiosamente, ter esposas fisicamente ativas não exerce qualquer efeito sobre a felicidade conjugal dos maridos. Segundo os pesquisadores, uma das explicações para a discrepância entre os efeitos da prática de exercícios em esposas e maridos seria o fato de as mulheres normalmente serem mais sensíveis aos sentimentos de seus companheiros.

*Publicado em 26/05/2015

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: