12 dicas para acabar com o sono durante o trabalho

24/04/2019 às 02:302 min de leitura

Durante a sua jornada de trabalho (ou estudo), você provavelmente já se pegou pescando de sono. Seja por uma noite simplesmente mal dormida ou uma tarefa entediante, ficar balançando a cabeça e querendo fechar os olhos a todo momento não é algo agradável.

Para ficar mais alerta e deixar a preguiça de lado, você vai acompanhar 12 dicas elencadas que vão te dar mais energia para vencer o dia sem sono. Veja:

1. Ande!

Qualquer exercício leve vai te deixar mais disposto. Durante pausas ou mesmo no almoço, vá dar uma volta e mexer esse quadril. "Exercícios liberam endorfina, o que ajuda a aliviar o stress e focar a atenção", diz o Dr. Kevin Campbell, autor de vários livros de saúde.

2. Siga a luz

A luz natural costuma nos deixar mais alertas. Contudo, fechado no escritório, pode ser difícil ter esse acesso. Então, vai a dica: dê uma olhada em lâmpadas. Isso mesmo, pois, de acordo com a nutricionista Charlotte Watts, o efeito da luz acorda o cérebro.

3. Veja mais gatinhos

Não, não são homens bonitos, são exatamente os reis da internet e do YouTube. Olhar fotos e vídeos de animais fofinhos aumenta a sua concentração, segundo um estudo japonês. Eles descobriram que as imagens não nos deixam só felizes, mas também mais focados nas atividades seguintes.

4. Bata papo

Seja amigável e converse com os seus amigos. Todo tipo de troca de ideias faz o cérebro acordar — nem que seja usando o telefone.

5. Coma alimentos leves

O que você come vai afetar a sua disposição. Por isso, o ideal é almoçar alimentos leves e incluir alguma proteína, como peixe, queijo ou até tofu — já se perguntou por que você quer morrer de dormir depois de comer uma bela feijoada?

6. Meditação

Parar por cinco minutos, relaxar, focar, respirar fundo e tentar limpar a mente provavelmente vai te dar a energia suficiente para continuar o dia.

7. Adeus, café

Você está com sono, vai até a cozinha e pega um copo de café. Clássico, não é? Pois bem, pare agora de fazer isso. Muita cafeína pode acabar nos deixando muito cansados e sem disposição, então o ideal é tomar um copo quando acordar — não vários durante o dia.

8. Massagem

A terapeuta Suzi Cinalli explica que, se você pressionar o seu "terceiro olho" (pelo amor de Deus, sem confusões aqui), é mais fácil atingir um ponto de concentração e relaxamento. Não erre: o terceiro olho fica entre as duas sobrancelhas.

9. Chá de gengibre

Faça o seguinte: coloque uma fatia de gengibre dentro de uma caneca com água quente e pronto! A raiz tem propriedades estimulantes e vai te deixar ligadão por um tempo.

10. Chocolate

Alguns quadradinhos de chocolate amargo podem fazer bem para o seu dia. Ele é estimulante e tem a capacidade de acordar o cérebro de uma forma única.

11. Cheire

Cheire folhas de menta ou hortelã para ficar mais alerta — fazer chás também é bom. Porém, se você não tem uma horta próxima, pode mascar chicletes com o sabor da folha — eles já ajudam um pouco.

12. Lanches

Pequenos lanches, como barrinhas de sementes e cereais, além de frutas, podem ser ótimos para manter o cérebro acordado. Barras de proteína também te deixam mais alerta. Quanto mais saudável, melhor, porque você foge do açúcar utilizado nos produtos.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: