O chocolate realmente é o grande vilão responsável pelas espinhas?

15/12/2016 às 10:122 min de leitura

Para muitos chocólatras, o pior efeito colateral do doce é o surgimento de espinhas. Muita gente relaciona a sua ingestão com o aumento das inflamações na pele, mas será que isso tem fundamento? “Eu acho que há dez vezes mais discussão sobre o assunto do que dados em si”, analisou Kanade Shinkai, dermatologista e especialista em acne da Universidade da Califórnia.

Aqui no Mega, nós adoramos chocolate! Tanto que já desmistificamos a relação entre comer a barra de felicidade e o surgimento das temíveis espinhais. Só que esse assunto está longe de ganhar um consenso, e novos estudos tentam achar a relação com o surgimento da acne depois de você comer um pedação do doce.

Parece haver uma evidência, por exemplo, de que alimentos com glicemia elevada, tais como o pão branco e o chocolate, liberam mais açúcar no sangue e que isso estaria ligado ao surgimento das espinhas. Em uma tribo na Papua Nova Guiné, os alimentos são pouquíssimos glicêmicos – e ninguém tem acne alguma! Já nos EUA, 80% dos adolescentes apresentam o problema de pele.

Problema de pele é comum na adolescência

Dieta, genética ou hormônio?

Um estudo na Holanda acompanhou sete pessoas que ingeriram 50 gramas de chocolate todos os dias durante uma semana. Além disso, cada pedaço era composto de 30% de cacau puro. Depois disso, o sangue das “cobaias” era exposto à bactéria Propionibacterium acnes, que contribui para o crescimento da inflamação dermatológica.

Eles ainda foram expostos à bactéria Staphylococcus aureus, que também pode agravar o surgimento das malditas espinhas. Quando o sangue das pessoas foi exposto ao primeiro exemplo, ele produziu muito mais interleucina-1 Beta, um marcador de inflamação do sistema imunológico que sugeriu que a acne pode, sim, estar relacionada ao consumo elevado de chocolate!

Porém, devemos lembrá-los de que esse estudo acompanhou apenas sete indivíduos. “Embora possa haver um subconjunto de pessoas cuja acne é influenciada pela dieta, isso provavelmente não é verdade para todo mundo”, ponderou a dermatologista Kanade. Ela relembra que a inflamação pode ter fator genético e hormonal, além de estar relacionada a certos medicamentos.

Portanto, a não ser que o seu dermatologista recomende que você pare de comer chocolate para evitar a acne, sinta-se livre para se deliciar com a iguaria! Afinal, pequenas quantidades desse doce contribuem, inclusive, para a redução do risco de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral.

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: