Soldados na guerra

Apesar da pandemia do
covid-19, existiram momentos muito piores para viver
ao longo da história

piores anos para
se estar vivo

6

6

na história

536 d.C.

1.

Em 536 d.C., uma névoa densa cobriu a Europa e a temperatura do continente despencou, causando fome, adoecimento de famílias inteiras e crises econômicas. Historiadores dizem que o evento criou a praga de Justiniano.

541 d.C.

2.

Falando nela, a praga de Justiniano é considerada a precursora das pandemias. Originada no Egito e transmitida pela picada de pulgas de ratos infectados, estima-se que 25 milhões de pessoas foram à obito.

1347

3.

A peste bubônica assolou a Europa do século XIV, ceifando a vida de 50 milhões de pessoas, metade da população do continente. Semelhante à de Justiniano, foi propagada por roedores infectados.

1520

4.

Junto com sua chegada, os europeus trouxeram uma epidemia de varíola para as Américas. Antes isolados, os 60 milhões de indígenas foram reduzidos a 5 milhões.

1918

5.

Além da Primeira Guerra Mundial, 1918 trouxe também a gripe espanhola, a maior pandemia do século XX. Em conjunto, os dois marcos foram responsáveis pela morte de pelo menos 60 milhões.

1929

6.

A crise de superprodução de 1929 resultou no colapso da bolsa de Nova York, responsável por produzir 42% de todos os bens industrializados e comprar 40% das matérias-primas das 15 nações mais comerciais do mundo

Leia também

Os 3 reis mais diabólicos e sanguinários da história