publicidade

18 curiosidades sobre ‘A Família Dinossauro’

15/06/2019 às 11:002 min de leitura

1. “A Família Dinossauro” surgiu de uma parceria entre a Disney, a Jim Henson Company e a Michael Jacobs Productions e foi ao ar entre 1991 e 1994, totalizando 65 episódios.

2. Jim Henson também foi o criador dos Muppets.

3. A tecnologia animatronics usada para criar os personagens era considerada revolucionária para a década de 90 e também foi usada no filme “As Tartarugas Ninja”. Os figurinos eram produzidos artesanalmente e cada personagem tinha características e articulações diferentes. 

4. Neste vídeo, é possível ver os atores por trás de toda vestimenta. 

5. Como os personagens passavam muito tempo em frente à TV, foi necessário criar uma programação própria para o “mundo jurássico”. Emissoras e programas ganharam versões, como a MTV (Music Television), que virou DTV (Dinomusic Televison), a ESPN (Entertainment and Sports Programming Network), que na versão da série virou DSPN (Dinosaurs and Sports Programming Network) e A Pequena Princesa do Fundo do Mar, sátira do filme A Pequena Sereia.

6. Além das versões feitas para a programação da TV da família, alguns episódios também faziam referências a filmes famosos, como o episódio "As Terríveis Crianças de Dois Anos", que é uma paródia do filme “O Exorcista”, e “Conduzindo Miss Zilda”, em que uma cena é propositalmente copiada do filme “Jurassic Park”.

7. O personagem Baby foi inspirado no filho mais novo do produtor Bob Young.

8. Três dos personagens tiveram suas espécies reveladas. Dino é um megalossauro, Fran é um alossauro e Richfield é um tricerátopo.

9. Quando a série chegou ao Brasil, os nomes de alguns personagens foram alterados para que houvesse mais identificação com o público. Earl virou Dino e Robbie virou Robert. Além disso, o sobrenome passou de Sinclair para Silva Sauro.

10. Em alguns episódios, o personagem Baby foi chamado de Júnior. Nos Estados Unidos, ficou estabelecido que o nome oficial seria “Baby Sinclair”.

11. Os sobrenomes da maioria dos personagens faziam referência a empresas de petróleo, como Sinclair, Hess, GP e Phillips. 

12. No episódio “Baby e suas fraldinhas”, Baby fez uma versão da música “Born to be Wild”, com a seguinte refrão “Sou metaleiro”. Você pode ouvir aqui!

13. A dublagem brasileira do personagem Dino foi feita pelo ator e comediante José Santa Cruz, que também fez a voz do Magneto, de X-men. 

14. A Fran foi dublada pela também atriz Maria Helena Pader, que fez a voz da personagem Cruela, em 101 Dálmatas. 

15. Já o Baby foi feito por Marisa Leal, dubladora da Ariel, em A Pequena Sereia.

16. No episódio “Black Widower”, da série Os Simpsons, a família assiste a um programa que lembra “Família Dinossauro”, então Bart diz que aqueles personagens são uma cópia da família Simpson. 

17. Um filme havia sido planejado durante a quarta temporada. Porém, com a queda na audiência, ele nunca saiu do papel.

18.“Mudando a Natureza”, que deveria ter sido o último episódio da série, foi censurado em vários países por retratar o início da Era do Gelo e o fim dos dinossauros, sendo considerado cruel e impróprio para o público infantil. 

*Publicado originalmente em 17/8/2015.

Últimas novidades em Artes/cultura

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: