5 caixas de correio ao redor do mundo que ficam debaixo da água
93
Compartilhamentos

5 caixas de correio ao redor do mundo que ficam debaixo da água

Último Vídeo

1. Vanuatu

Na ilha de Hideaway está localizado um dos correios subaquáticos mais famosos do mundo. Criado em 2003, ele está a 3 metros da superfície e recebe cartões-postais impermeáveis fornecidos em terra pela companhia de correios local. Os turistas que praticam mergulho podem deixar sua correspondência por lá ou até pedir para alguém levar para eles.

Periodicamente, um funcionário mergulha para recuperar os cartões e enviá-los ao redor do mundo, não sem antes, é claro, carimbá-los com dispositivo que cria uma espécie de alto-relevo no papel, já que usar tinta poderia contaminar a água e até mesmo nem se fixar no cartão.

2. Japão

A primeira caixa de correio submarina do mundo foi criada na cidadezinha de Susami, no Japão, em 1999. A vila vive da pesca e inaugurou a caixa postal para divulgar o caminho Kumano Kodo, uma rota de peregrinação que passa por lá. O correio subaquático fica a 10 metros de profundidade e se tornou uma atração local, já que a pequena vila não tinha muitos atrativos até então.

Anualmente, a estação recebe até 1,5 mil cartões-postais de visitantes que os compram em uma lojinha e mergulham para despachá-los no fundo do mar. De tempos em tempos, um funcionário retira as correspondências, que são preenchidas previamente com uma caneta à base de óleo resistente a água.

3. Malásia

Em 2015, a Malásia bateu o recorde mundial com a mais profunda caixa de correio já feita, na ilha de Layang-Layang. Ela fica a 40 metros da superfície do mar e recebe correspondências dentro de sacos plásticos impermeáveis. Além de um carimbo especial, as cartas são autenticadas pelo livro dos recordes da Malásia.

4. Noruega

Na cidade de Risor, no litoral sul da Noruega, está localizada uma caixa de correio a 4 metros de profundidade. Os turistas podem colocar suas correspondências em uma caixa ainda no cais, que recebe as encomendas, coloca-as em plásticos impermeáveis e depois o mergulha na caixa submersa. Dentro da caixa, porém, não entra água, e um funcionário termina os trâmites para que as correspondências estejam prontas para rodar o mundo.

5. Bahamas

A primeira caixa de correios subaquática do mundo foi criada nas Bahamas, em 1939, mas, infelizmente, já não existe mais. Ela foi idealizada por John Ernest Williamson (1881-1966), um dos pioneiros da fotografia submarina em todo o mundo.

Em 1912, Williamson criou uma câmara com uma espessa janela de vidro para poder fotografar no fundo do mar. Quando ele foi usar sua invenção nas Bahamas, em 1939, as autoridades locais lançaram a caixa de correio como forma de atrair publicidade para a expedição de Williamson no país. A caixa funcionou até 1941, ganhando um selo comemorativo em 1965.

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.