publicidade

10 aeronaves experimentais que você não vai acreditar que chegaram a voar

20/03/2019 às 05:003 min de leitura

Quando você pensa em aviões, qual é a primeira coisa que vem à sua mente: aquelas estruturas enormes que servem para transportar pessoas de um lado a outro do planeta, talvez os jatinhos incríveis que apenas os mais abastados podem se dar ao luxo de “estacionar” na garagem ou, quem sabe, os velhos aviões de guerra que entraram para a História?

Contudo, além das opções convencionais, também existem modelos experimentais que, só de olhar, jamais imaginaríamos que eles sequer seriam capazes de sair do chão. Então, prepare-se para se surpreender com uma lista de aeronaves bizarras publicada pelo site Quo que, apesar de muito estranhas, chegaram a voar — mesmo que por apenas míseros metros ou poucos minutos — em algum momento de sua existência:

1 – Pinguim voador?

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Com 21 metros de envergadura e coberto por painéis solares, o “Pinguim Voador” acima — ou Gossamer Penguin — foi um avião experimental projetado pela fabricante norte-americana AeroVironment no final da década de 70. Embora tenha percorrido cerca de 3 quilômetros apenas, ele provavelmente foi um dos precursores de inúmeras aeronaves que estão em teste atualmente.

2 – Lockheed XFV

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

A incrível aeronave acima, de origem norte-americana, foi um protótipo experimental que esteve em atividade apenas durante o ano de 1954. Desenvolvido para proteger comboios, o Lockheed XFV levantava voo e pousava na posição vertical, mas o projeto acabou sendo cancelado depois que os testes demonstraram que a sua velocidade poderia ser facilmente ultrapassada pela de outros caças, especialmente os inimigos.

3 – VZ-9 Avrocar

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

De fabricação canadense, a curiosa aeronave acima foi projetada nos primeiros anos da Guerra Fria e fazia parte de um projeto secreto do exército norte-americano. A intenção era a de que o Avrocar se tornasse um caça tático de combate da Força Aérea dos EUA. Contudo, devido a inúmeros problemas relacionados à estabilidade e à propulsão, o projeto acabou sendo abandonado em 1961.

4 – Besouro francês

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

O SNECMA Coléoptère — ou SNECMA Besouro — foi desenvolvido pelos franceses na década de 50. Projetado para levantar voo e pousar na vertical, ele contava com asas anulares e tinha capacidade para um único passageiro, mas, depois de serem produzidos diversos protótipos dessa bizarra aeronave, ficou claro que ela era instável e perigosa demais para permanecer nos céus.

5 – Vought V-173

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Também conhecido como "Panqueca Voadora", o V-173 foi um avião experimental projetado pelos norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Ele alcançava velocidades próximas aos 220 km/h e chegou a realizar 190 voos entre 1942 e 1943. Mas, devido a diversas complicações técnicas, o projeto acabou sendo engavetado.

6 – Stipa-Caproni

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Apesar do aspecto enorme e pesado, o engraçado avião acima foi desenvolvido pelos italianos na década de 30 e contava com fuselagem oca na qual se encontrava o motor. Contudo, o Stipa-Caproni não ultrapassava os 68 km/h, e a Força Aérea Italiana acabou não se interessando muito por ele. Mesmo assim, seu design significou um grande passo para o desenvolvimento dos motores a jato.

7 – Grumman X-29

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Projetado na década de 80 nos EUA, o Grumman x-29 contava com asas voltadas para frente — ou de enflechamento negativo — e foi utilizado pela DARPA em vários testes. Apesar de ter sido aposentado e hoje ser peça de museu, as asas ao contrário permitiam que o avião desviasse facilmente de mísseis e realizasse manobras complicadas em altas velocidades, embora dificultassem bastante a decolagem e provocassem instabilidade a baixas velocidades.

8 – Super Guppy

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Mais parecido com uma baleia voadora, o Super Guppy está em atividade e é utilizado pela NASA como avião de carga para transportar componentes da Estação Espacial Internacional e do Projeto Orion. Com capacidade para levar 25 mil quilos, esta enorme aeronave chega a alcançar velocidades de 480 km/h.

9 – LLRV

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Capaz de decolar e pousar sozinho, voar horizontalmente, flutuar sobre um ponto fixo e alcançar altitudes de até 1.220 metros, o LLRV — ou Lunar Landing Research Vehicle — foi projetado para reproduzir o comportamento de um módulo lunar aqui na Terra. O protótipo foi um sucesso e deu origem aos LLTV (de Lunar Landing Training Vehicle), usados pelos astronautas do programa Apolo para a realização de treinamentos para as missões lunares.

10 – Caça-parasita

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Chamado oficialmente de McDonnell XF-85 Goblin, este pequeno avião de caça foi desenvolvido pelos norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. A pequena aeronave tinha capacidade para transportar apenas o piloto e deveria ser levada dentro de um bombardeiro como o B-26. Mas, devido ao mau desempenho durante os testes — resultado das restrições impostas aos desenvolvedores —, o projeto acabou sendo cancelado.

*Publicado em 17/05/2013

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: