Carros: os 10 botões e luzes de painel com as funções mais confusas
521
Compartilhamentos

Carros: os 10 botões e luzes de painel com as funções mais confusas

Último Vídeo

Todo motorista que se preze alguma vez na vida já encontrou um símbolo no painel ou um botão pouco familiar em seu carro e se perguntou “para que diabos serve isso?”. O fato é que muitos dos sinais emitidos pelos veículos não são tão autoexplicativos quanto deveriam ser – especialmente se você tem um automóvel importado ou um modelo muito antigo.

A seguir, você pode ver os 10 símbolos misteriosos encontrados em carros que você provavelmente não sabe o que significam, com um breve texto explicando suas tão elusivas funções. Você nunca mais vai precisar passar a vergonha de ter que perguntar para o seu pai.

1 – O botão “PTY CAT” da Subaru

Presente nos rádios dos carros da marca japonesa, a função do botão vem gerando debates pela internet afora desde que ele foi implantado. Algumas teorias indicam que cada vez que esse botão é pressionado, um gatinho morre (“putty tat” é a forma como o passarinho Piu-Piu se refere ao gato Frajola no desenho animado em inglês).

Na realidade, o que o botão faz é alternar entre as funções “program type” (“tipo de programa”, em tradução livre) e “category” (“categoria”). Não que os nomes ajudem muito a entender pra que servem esses recursos, mas já é alguma coisa.

Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik

2 – O botão “BC” nas setas dos novos BMW

O pequeno indicador faz com que a luz das setas se alternem no painel do veículo, o que poderia ser extremamente útil se a maioria dos donos das novas BMWs se dessem ao trabalho de usar as luzes piscantes antes de fazer curvas.

Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik

3 – A luz de pressão dos pneus

Embora os maníacos por carros certamente conheça o significado dessa (e o nome seja pra lá de autoexplicativo), muitas pessoas comuns não fazem ideia que o símbolo significa que um dos seus pneus está murcho. O problema é tão normal que alguns mecânicos que fazem plantão para empresas de seguro costumam andar com bombas de ar só para atender ocorrências em que o cliente não sabia o motivo da luz não apagar.

Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik

4 – Botão de luz alta no piso do carro

Quase inexistente nos dias de hoje, esse tipo de acionador dos faróis era mais comum nos veículos mais antigos. A lógica é a seguinte: quando você está dirigindo de noite, é importante não atrapalhar o motorista o forçando a tirar a mão do volante, especialmente quando há mudança na luminosidade. Por esse motivo, os fabricantes colocavam o botão do lado do pedal de freio – afinal, quem precisa se preocupar com frear no escuro, não é?

Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik

5 – Botão “FUNK” da Volkswagen e Audi

Não, esse botão presente nos carros mais antigos dessas duas marcas não vai botar o seu carro para tocar Naldo ou Anitta no último volume. Em alemão, funk significa rádio e, por esse motivo, a palavra foi usada para designa o botão que desativa o rádio dos carros de polícia e taxis.

Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik

6 – “Party Mode” da Toyota

Se algum dia você tiver que escolher um fabricante de carros para dar uma festa de arromba, procure a Toyota. Eles se preocupam tanto com isso que os modelos antigos do seu 4Runner vinham com esse botão, usado para aumentar os tons mais graves e jogar o som para a direção traseira do carro.

Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik

7 – A luz “Lambda” do DeLorean

Se você é um dos poucos felizardos que já dirigiu um DeLorean, talvez tenha notado esse curioso símbolo no painel. Embora sua função não seja monitorar propriamente o funcionamento do motor ou seu sistema de controle de emissões, a luz serve como um lembrete aos motoristas para que chequem regularmente seu carro. A cada 48.280 quilômetros rodados, a lâmpada se acende para te lembrar de trocar o sensor de oxigênio (chamado de Lambda-Sond na Europa).

Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik

8 – Botão do farol de neblina traseiro

Não basta que muita gente já não saiba que o farol de neblina só é recomendado para aqueles momentos em que você se vê em meio a uma neblina densa. Os motoristas da Europa ainda têm que se lembrar de que esse singelo botão serve para acender as luzes especiais traseiras dos seus veículos.

Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik

9 – Botão “Extra” do Saab 99 Turbo

Herança de uma época em que o status de um carro estava conectado à quantidade de botões que ele tinha no painel, o “Extra” servia para quando os donos de um Saab quisessem instalar um novo componente elétrico nos seus veículos, como faróis de milha, por exemplo. O botão também era vendido separadamente pelas concessionárias, caso os proprietários dos automóveis quisessem colocar ainda mais coisas no possante.

Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik

10 – A luz de “checar o motor”

Esta deve ser a mais temida, odiada e fácil de entender das luzes do painel de um carro, já que certamente significa dores de cabeça vindouras. No entanto, é quando ela é vista sob uma perspectiva de diagnóstico que surge seu maior problema: ela é completamente inútil.

Basicamente, a lâmpada acesa pode significar qualquer coisa entre “você tem pouca água para lavar o para-brisa” e “daqui a cerca de 10 minutos seu motor vai imitar um supernova e então despejará todas as suas entranhas mundo afora”.

Fonte da imagem: Reprodução/Jalopnik

E você, sabe de alguma outra luz ou botão misterioso de seu carro que nunca entendeu para que serve? Deixe sua história nos comentários.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.