Para que serve o serrilhado embaixo de um saleiro?

18/05/2023 às 08:002 min de leitura

Durante a última semana, uma postagem realizada no Twitter trouxe uma enorme dúvida para os internautas: por que praticamente todos os saleiros de vidro contêm saliências na sua parte de baixo? Não demorou muito para que o tweet viralizasse e metade da internet ficasse com uma grande pulga atrás da orelha.

Afinal, quantas vezes passamos desapercebidos por detalhes curiosos de objetos presentes no nosso cotidiano? No caso dos sulcos dos saleiros, existe uma boa explicação para isso. Tentando sanar essa dúvida, nós fomos atrás de respostas para nossos leitores. Veja só nos próximos parágrafos!

Intensidade do sal

De acordo com o post do Twitter, as saliências presentes nos saleiros de vidro estão ali para serem raspadas com algum outro objeto, como um garfo ou uma colher. Ao realizar essa ação, o escoamento do sal feito pelo objeto aumenta intensamente — o que é uma verdadeira "mão na roda" para quem lida com saleiros entupidos o tempo todo.

A resposta, é claro, deixou muitos internautas bastante surpresos, sobretudo pelo vídeo demonstrar uma quantidade absurda de sal saindo do item em poucos segundos sem a necessidade de sacudir o saleiro com muita força. No entanto, ainda houve quem permaneceu cético de que esse era o verdadeiro propósito dos sulcos e não apenas um simples efeito colateral de mexer no objeto.

Tendo em vista que outras garrafas e potes de vidro também possuem o mesmo tipo de sulcos, a probabilidade da primeira resposta estar correta parece baixa. Afinal, se você raspar o fundo de uma garrafa de vidro de refrigerante, isso não fará com que mais líquido saia dela, não é mesmo?

Aderência em superfícies

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

As respostas mais plausíveis para tal enigma é que esses sulcos estão lá para evitar que objetos de vidro escorreguem em superfícies — lisas ou rugosas. Por exemplo, quando um copo frio permanece muito tempo em temperatura ambiente, ele começa a "suar". Isso faz parte do processo de condensação.

Essa condensação tende a deslizar para a lateral do vidro e se acumular na sua base. Caso os sulcos não existissem, as chances de qualquer um desses objetos sair deslizando por uma superfície lisa seriam infinitamente maiores. Porém, também existem chances de que as cristas sirvam para evitar a quebra do vidro, como cita um artigo da Glass Worldwide de 2022. 

Como esse é um material frágil e de grande manuseio no mercado, os danos causados geralmente se concentrariam nas pontas serrilhadas. Nesse cenário, a resistência da superfície do vidro é reduzida, mas concentra-se em um local de tensão baixa e que não atrapalharia o calcanhar do objeto caso quebrasse.

Por mais que existam hipóteses mais razoáveis para a existência dos sulcos nos potes de vidro, uma coisa é certa: a internet acabou desvendando que a existência dele nos saleiros pode criar uma grande facilidade para você salgar seus alimentos sem cansar os braços. Então, melhor não reclamar!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: