Bild Lilli: a polêmica boneca alemã que inspirou Barbie

26/07/2023 às 10:022 min de leitura

O filme Barbie (2023), da diretora Grega Gerwig, além de estar sendo um grande sucesso de bilheteria, é também uma amostra pública de que a boneca mais famosa do mundo não é exatamente um produto apenas infantil. Inclusive, a história que deu origem ao brinquedo na realidade é bastante adulta.

O motivo? A inspiração da boneca Barbie nasceu na Alemanha em 1952 com o nome de Bild Lilli, uma personagem de história em quadrinhos que era nada mais do que uma garota de programa bastante atrevida. Posteriormente, os contos ficaram tão populares que Lilli foi imortalizada em uma versão de plástico — vendida como uma novidade para o público +18.

Sucesso entre adultos

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

No ano de 1952, as bonecas Lilli podiam ser compradas em tabacarias, bares e lojas de brinquedos para adultos em todas as partes da Alemanha. Portanto, não era nada incomum que os homens ganhassem uma dessas bonecas como uma brincadeira de despedida de solteiro, pendurassem-nas no espelho retrovisor dos seus carros ou dessem para suas namoradas como uma lembrança sugestiva.

O protótipo de Barbie tinha um pouco mais de 30 centímetros de altura, seios protuberantes e um rabo de cavalo loiro platinado. A boneca apresentava uma maquiagem carregada como se estivesse indo para a noitada, usando um batom vermelho nos lábios franzidos e uma sombra azul forte nos olhos.

Embora as proporções das bonecas da Barbie sejam inspiradas nas de Lilli, os aspectos mais sexualizados do brinquedo alemão não foram passados para a versão norte-americana. Além disso, as Barbies possuem pés arqueados com dedos pontiagudos, enquanto todas as Lillis nem pé tinham — usando sempre um salto agulha pintado de preto brilhante.

Expansão do mercado

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Nas histórias em quadrinho, Lilli era uma mulher espirituosa, irreverente e sexualmente desinibida. Em uma tira extraída de uma das histórias, a personagem pode ser vista cobrindo seu corpo nu com um pedaço de jornal e explicando a um amigo: “Nós brigamos e ele pegou de volta todos os presentes que me deu”.

Em outra versão, Lilli aparece usando um biquíni e é parada por um policial, o qual afirma que maiôs de duas peças são ilegais para mulheres. Prontamente, a personagem responde com "Ah, e na sua opinião, qual parte eu devo tirar?". Mesmo sendo claramente feita para um público adulto, as bonecas Lilli logo passaram a ser cobiçadas também por crianças.

O brinquedo chamou a atenção de Barbara Handler, de 15 anos, que estava de férias na Suíça em 1956 com sua mãe Ruth — cofundadora da empresa de brinquedos Mattel. Ao voltar de viagem, Ruth trouxe consigo três exemplares da boneca para sua casa na Califórnia. Três anos depois, sua adaptação seria lançada na American International Toy Fair. Assim surgiu Barbie, que foi batizada dessa forma em homenagem à filha de Handler e que logo se tornou um sucesso global sem precedentes. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: