4 doenças horríveis que vieram de animais

13/04/2021 às 04:002 min de leitura

Com o aumento do desmatamento do planeta, os seres humanos têm estado em contato cada vez mais próximo de diversos animais selvagens. Essa interação, entretanto, pode ser bastante perigosa para a nossa saúde, visto que várias doenças infecciosas que assolaram a humanidade tiveram origem no mundo animal.

Por mais fofinhos que algumas criaturas possam parecer, o distanciamento pode ser a escolha mais segura. Por isso, nós separamos uma lista com quatro doenças horríveis que surgiram através de animais. Olha só!

1. Toxoplasmose

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Causada pelo parasita Toxoplasma gondii, ao longo dos anos a toxoplasmose ficou conhecida como "doença do gato", visto que os felinos são os únicos hospedeiros definitivos do protozoário. O que muitos não sabem, porém, é que apenas entre 10% a 15% dos gatos carregam o parasita, com destaque para os gatos de rua através da caça de aves e roedores infectados.

Então, como é que um humano pode se contaminar? Apesar de ser possível haver contaminação por contato com fezes de gato, esse caminho é dificultado pelo ciclo do protozoário. Sendo assim, o mais comum é que a contaminação ocorra através de água contaminada, de alimentos lavados com ela ou também pelo consumo de carne infectada.

2. Salmonela

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Uma doença bastante conhecida por sua conexão com o mundo animal é a salmonela. Essa infecção bacteriana causada é causada pela bactéria Salmonella, a qual pode ser encontrada facilmente em porcos, gado, gatos, cães, aves, répteis e anfíbios. Como animais infectados não apresentam nenhum sinal da doença, é importante sempre lavar as mãos após o manejo.

Humanos costumam contrair salmonela pelo consumo de alimentos contaminados, como ovos, carne e leite. Portanto, o ideal é sempre cozinhar bastante as refeições para evitar infecções.

3. HIV

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Conhecido por ser o vírus causador da AIDS, o HIV é um problema global desde o começo dos anos 1980. Esse é um vírus que costuma atacar o sistema imunológico de macacos e outros primatas. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que 38 milhões de pessoas são portadoras do vírus HIV na Terra.

A teoria mais famosa de como o HIV passou a ser transmitido entre humanos diz que o processo ocorreu após um caçador comer a carne de um macaco contaminado, fazendo com que o vírus se adaptasse ao nosso organismo e atingisse o nosso sistema imunológico também.

4. Covid-19

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

O caso mais recente e relevante sobre a interação da vida selvagem com os seres humanos vem do surgimento da pandemia de covid-19, doença causada pelo vírus Sars-CoV-2. Embora a análise genética do vírus sugira que ele se originou em morcegos, as autoridades na China suspeitam que o surto inicial em Wuhan esteja relacionado a um mercado de frutos do mar.

Outras teorias afirmam que pangolins ou cobras vendidos no mercado poderiam estar infectados com o novo coronavírus e terem servido como intermediários para transmitir a doença dos morcegos para os seres humanos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: