5 fatos sobre a sua pele que talvez você não saiba

08/05/2023 às 06:302 min de leitura

A pele é o maior órgão do nosso corpo e também representa a maior parte do sistema tegumentar, que ainda é formado pelos seus anexos, como as unhas e os nossos cabelos — você sabia disso?

Essas são apenas duas curiosidades sobre a pele humana, esse órgão tão importante para a nossa sobrevivência, uma vez que, apesar das pessoas darem à pele apenas um valor estético, sem ela nossos órgãos internos estariam expostos e nossa temperatura corporal seria muito mais baixa, o que impossibilitaria nossa vida.

Sendo assim, decidimos listar algumas curiosidades sobre o tema que podem lhe surpreender!

1. Sua pele está cheia de vida!

Fonte: Getty ImagesFonte: Getty Images

Não, nós não estamos elogiando o viço da sua pele devido ao uso de hidratante. É um fato que a pele humana é o lar de inúmeras bactérias e fungos — e isso não significa que você está doente.

É verdade que algumas espécies de fungos e bactérias podem nos causar doenças, mas existem espécies que vivem no nosso corpo e nos protegem de microrganismos nocivos à saúde humana.

2. O bronzeamento é um mecanismo de defesa

Fonte: Getty ImagesFonte: Getty Images

A pele humana evoluiu para lidar com a radiação UV, tão presente na Terra, afinal, a humanidade nem sempre usou roupas ou valorizou uma sombra. É por isso que quando exposta ao Sol, a pele produz pigmentos de melanina para se defender da radiação solar — e esses pigmentos deixam a pele morena.

É por isso que pessoas de pele negra têm menos chance de contrair câncer de pele, pois elas contam com mais pigmentos de melanina. Contudo, esses pigmentos não são capazes de evitar queimaduras graves causadas pelo Sol, caso a pessoa se exponha demais à radiação solar.

3. Seus hábitos podem acelerar o envelhecimento da sua pele

Fonte: Getty ImagesFonte: Getty Images

A pele, assim como todo o nosso corpo, sofre com a ação do tempo. Contudo, não é apenas o tempo quem irá definir o seu envelhecimento. Hábitos como o tabagismo, excesso de bronzeamento, consumo de alimentos ultraprocessados e até a poluição do ar podem envelhecer a pele de pessoas ainda jovens, dando a elas a aparência de terem mais idade.

É que esses hábitos exigem muito das proteínas que protegem a pele, como o colágeno. O envelhecimento natural é causado, justamente, pela diminuição da produção dessas proteínas.

Então, manter hábitos saudáveis de alimentação e de exposição solar podem atrasar o surgimento de rugas.

4. A vitamina D é produzida na pele

Fonte: Getty ImagesFonte: Getty Images

Evitar exageros ao se bronzear é importante, mas ficar sem expor a pele ao Sol não é uma boa ideia. Acontece que esse órgão é o responsável pela produção de vitamina D em nosso corpo.

A insuficiência de vitamina D atinge quase 50% da população mundial, de acordo com um artigo publicado pela revista científica Journal of Pharmacology and Pharmacotherapeutics e pode aumentar os riscos de a pessoa contrair doenças autoimunes, ter sintomas de apatia física, problemas ósseos e até desenvolver determinados tipos de cânceres.

A suplementação de vitamina D é possível, mas a maneira mais simples de obtê-la ainda é se expondo por cerca de 15 minutos ao Sol, protegendo apenas o rosto com filtro solar.

5. A pele é a prova de água

Fonte: Getty ImagesFonte: Getty Images

A pele é incapaz de absorver água, ainda que fique enrugada quando passamos muito tempo na piscina, por exemplo. Existem muitos componentes químicos que permitem essa impermeabilização natural e o principal deles é a queratina.

Uma das vantagens dessa impermeabilização é o fato dela nos permitir ter contato com grandes quantidades de água, caso contrário, morreríamos absorvendo água pela pele ao mergulhar ou tomando chuva.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: