A testosterona faz com que os homens chorem menos?

13/08/2023 às 12:002 min de leitura

Um dos grandes estereótipos existentes na sociedade é que todo "homem de verdade" não pode chorar. Afinal, por muito tempo, o ato de chorar foi visto pelo sexo masculino como um sinal de fragilidade e fraqueza, o que criou uma geração de homens que simplesmente são incapazes de demonstrar sentimentos de maneira correta.

Porém, será que existe uma razão biológica por trás dessa frase? Embora nós saibamos que homens podem, sim, chorar, e que isso não é nem um pouco um sinal de "perda de masculinidade", alguns estudos sugerem que níveis mais altos de testosterona podem acabar inibindo o choro. Entenda mais sobre isso nos próximos parágrafos!

Choro em humanos

Apesar das lágrimas escorrerem de nossos rostos em momentos de fortes emoções, o motivo pelos quais os seres humanos choram não são completamente compreendidos pela ciência até hoje — sendo visto até como um "enigma" para uma parcela de pesquisadores.

Até mesmo os cães, nossos companheiros animais mais próximos, não derramam lágrimas, apesar de também serem capazes de sentir e expressar uma gama de emoções. Então, por que nós somos dessa forma? Algumas teorias apontam que o choro emocional é uma forma de comunicação não-verbal ou uma forma de liberar a dor emocional pelo corpo.

Ser capaz de chorar, inclusive, parece ser a chave para nossa capacidade de regular nossas próprias emoções, algo que não acontece muito bem em pessoas com condições médicas que as impedem de formar lágrimas. Mesmo assim, muitas ideias sobre o choro enraizadas em nossas mentes não possuem bases científicas tão convincentes assim.

Testosterona e falta de choro

Em 2018, um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, partiu do princípio de que os homens realmente parecem chorar com menos frequência, em média, e por períodos mais curtos do que as mulheres. Inclusive, criou-se a hipótese de longa data de que a suscetibilidade feminina para o choro seria causada pelo hormônio prolactina.

Vale ressaltar, no entanto, que a pesquisa foi amplamente baseada em experimentos feitos com patos, e estudos mais recentes em humanos não forneceram evidências tão conclusivas assim. Então, o que a ciência teria a dizer sobre os hormônios nos homens? Segundo os pesquisadores, a hipótese de que o aumento da testosterona os impede de chorar é "um pouco mais convincente" do que a hipótese apresentada anteriormente.

Estudos mostram que homens que recebem medicamentos antitestosterona como parte do tratamento do câncer de próstata, e mulheres transexuais que usam tratamentos hormonais para reduzir os níveis do hormônio masculino, às vezes relatam um aumento no choro.

Os pesquisadores ressaltam, contudo, que embora pesquisas possam sugerir que a testosterona tem algum efeito inibitório sobre o ato de chorar, é difícil ignorar que os fatores culturais e sociais em torno da masculinidade provavelmente também levaram à disparidade de lágrimas derramadas entre os sexos.