Babilônios escreveram o Teorema de Pitágoras mil anos antes do matemático

04/10/2023 às 08:002 min de leitura

O nome de Pitágoras é reverenciado por todos os amantes da matemática, e o famoso “Teorema de Pitágoras” é um dos pilares da geometria. No entanto, o que muitos não sabem é que essa equação não foi realmente descoberta por Pitágoras. Em vez disso, uma tabuleta de argila babilônica, cuja origem remonta a 1800 a.C., revela que o teorema já era conhecido séculos antes do nascimento do famoso filósofo e matemático grego.

Origem das tábuas matemáticas babilônicas

As tábuas matemáticas babilônicas são artefatos históricos que remontam a diferentes períodos da história da Babilônia, que abrangeu aproximadamente do século XVIII a.C. ao século VI a.C.

Durante esse tempo, os babilônios desenvolveram um sistema matemático sofisticado, usado em várias aplicações práticas. Uma das tabuletas mais famosas é a "Plimpton 322", que apresenta uma lista de números que estão relacionados a triângulos retângulos.

Plimpton 322. (Fonte: Wikimedia Commons)Plimpton 322. (Fonte: Wikimedia Commons)

Contribuições para a matemática

As tábuas matemáticas babilônicas fornecem uma evidência valiosa do avançado conhecimento matemático dos babilônios. Esses artefatos continham uma variedade de informações relacionadas à matemática e à geometria. Isso incluía problemas matemáticos, cálculos, tabelas de números e até mesmo procedimentos para resolver problemas complexos.

Os babilônios eram habilidosos na medição de terras, na resolução de problemas geométricos e na realização de cálculos aritméticos complexos. Essas habilidades eram usadas em várias aplicações práticas, como a medição de terras agrícolas e a construção de edifícios.

Teorema de Pitágoras babilônico

Teorema de PitágorasTeorema de Pitágoras

O conhecimento matemático relacionado a triângulos retângulos foi registrado em tábuas, demonstrando que os babilônios tinham um entendimento prático de como os lados de um triângulo retângulo estavam relacionados.

O "Teorema de Pitágoras", como formulado posteriormente por Pitágoras e sua escola na Grécia Antiga, estabelece que, em um triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa (o lado oposto ao ângulo reto) é igual à soma dos quadrados dos catetos (os outros dois lados).

Os babilônios não escreveram o teorema dessa forma, mas usaram relações numéricas específicas em seus escritos para calcular os comprimentos dos lados de triângulos retângulos. Eles estavam cientes de que nessas figuras geométricas havia uma relação matemática entre os comprimentos dos lados.

Tábua matemática babilônicaTábua matemática babilônica

Portanto, embora os babilônios não tenham enunciado formalmente o "Teorema de Pitágoras", os registros encontrados são exemplos notáveis de como eles aplicavam esse conhecimento matemático na prática.

As tábuas matemáticas babilônicas são uma prova fascinante da riqueza do conhecimento matemático e geométrico que os babilônios possuíam. Elas são um testemunho de como a matemática era aplicada em atividades práticas na antiguidade e ajudam a conectar as raízes da matemática moderna com as civilizações antigas. Como artefatos arqueológicos valiosos, esses objetos continuam a ser estudados e admirados, mostrando que o fascínio pela história transcende o tempo e as culturas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: