Cara ou coroa: jogo com moeda não tem 50% de probabilidade de sair cada lado, segundo a ciência; entenda o motivo

16/10/2023 às 02:002 min de leitura

O lançamento de moedas é uma prática comum para tomar decisões aleatórias, seja em eventos esportivos, sorteios ou jogos casuais. A suposição geral é que uma moeda, ao ser lançada, tem uma probabilidade de 50% de cair em um dos dois lados, cara ou coroa. No entanto, uma investigação liderada pelo matemático Persi Diaconis lançou luz sobre a verdadeira natureza dos lançamentos de moedas.

O Modelo Diaconis

Persi DiaconisPersi Diaconis

Persi Diaconis, um matemático renomado, propôs o Modelo Diaconis, que se baseia na ideia de que, quando uma moeda é lançada, ela sofre uma pequena oscilação ou precessão. Essa precessão faz com que a moeda passe mais tempo no ar com o lado inicial voltado para cima.

Cara ou coroaCara ou coroa

Como resultado, a moeda tem uma chance ligeiramente maior de cair no mesmo lado em que começou, um fenômeno chamado de "viés do mesmo lado". Segundo o estudo original de Diaconis, esse viés faz com que a moeda caia no mesmo lado em que foi lançada cerca de 51% das vezes.

Experimento de 350.757 lançamentos

Uma equipe de pesquisadores recrutou 48 participantes para realizar um experimento massivo envolvendo 350.757 lançamentos de 46 moedas diferentes. Surpreendentemente, eles descobriram que, em média, as moedas caíam do mesmo lado em que foram lançadas em cerca de 50,8% das vezes, corroborando a teoria de Diaconis.

Lançamento de moedaLançamento de moeda

Variações entre indivíduos

Uma descoberta interessante deste estudo é a alta variabilidade nas preferências de lançamento de moedas entre os participantes. Alguns mostraram uma forte tendência a obter o mesmo lado, enquanto outros não demonstraram nenhum viés. Isso significa que, em um cenário de apostas prolongadas, essa variação pode resultar em uma vantagem significativa.

Implicações práticas

A pesquisa de Diaconis e sua equipe levanta questões importantes sobre a equidade dos lançamentos de moedas em situações onde as decisões são baseadas na sorte. Se você pudesse convencer alguém a apostar em lançamentos de moedas por um grande número de vezes, como 1 mil lançamentos consecutivos, o viés observado poderia se traduzir em uma vantagem significativa.

Tirar a sorte na moedaTirar a sorte na moeda

A ideia de que o lançamento de moedas é um processo totalmente aleatório, foi desafiada pela pesquisa do Modelo Diaconis. Ao tomar decisões com base na sorte, a sugestão de ocultar a posição inicial da moeda oferece uma solução simples para garantir a imparcialidade.

Essa pesquisa exemplifica como a matemática e a probabilidade podem revelar surpreendentes nuances nos processos aparentemente simples da vida cotidiana. Portanto, da próxima vez que uma moeda estiver em jogo, lembre-se de que a ciência da probabilidade está sempre à espreita.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: