13 curiosidade sobre o takin, o mamífero dourado que inspirou lendas

17/11/2023 às 08:003 min de leitura

O takin-dourado, também chamado de boi-de-camurça ou cabra-gnu, é um curioso mamífero que habita algumas regiões da Ásia. Uma aparente mistura de boi com alce, o takin pode ter sido responsável até por uma lenda da mitologia grega.

Descubra 13 curiosidade sobre o animal.

1. Parente de ovelhas

Takins têm hábitos de rebanho. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Takins têm hábitos de rebanho. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Apesar de ser considerado o antepassado de outro animal interessante, o boi-almiscarado, estudos mais recentes do DNA do takin mostram que ele é um parente mais próximo das ovelhas.

2. Tamanho e peso

Takin na natureza. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Takin na natureza. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

As semelhanças com ovelhas param na alimentação e no DNA, porque o takin é muito maior. Eles têm, em média, entre 97 e 140 cm de altura no ombro e entre 1,60 m e 2,2 m de comprimento, sem contar a cauda de aproximadamente 21 cm. Os machos chegam a pesar entre 300 kg e 350 kg, enquanto as fêmeas ficam de 250 kg a 300 kg. Raros casos já foram registrados de animais com até 600 kg.

3. Alimentação

Takins chegam, em média, aos 350 kg. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Takins chegam, em média, aos 350 kg. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Os takins são animais herbívoros, sua dieta consiste da vegetação disponível na estação, principalmente ervas e grama. No inverno eles podem até consumir galhos de árvores e arbustos.

4. Casco adaptado

Takin tem casco adaptado para as rochas. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Takin tem casco adaptado para as rochas. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Os takins vivem em ambientes montanhosos, em altitudes entre 1 mil e 4 mil metros. Para ajudar no deslocamento pelos terrenos rochosos e inclinados, seu casco é adaptado e a partição serve como um tipo de trava nas subidas e descidas.

5. Hábitos de rebanho

Rebanho de takins. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Rebanho de takins. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

No verão, os animais podem se unir em rebanhos de até 300 indivíduos, porém, no inverno, quando a comida é escassa, eles se dividem em grupos menores de 15 a 30 animais. Os machos têm comportamento solitário e só participam dos rebanhos na época de acasalamento.

6. Macho territorialista

Takin em terreno rochoso. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Takin em terreno rochoso. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Outro comportamento questionável dos machos é que eles costumam urinar nas pernas, peito e até na face. Pesquisadores apontam que isso pode indicar um comportamento de dominação territorial, como uma alerta para os outros animais que aquele pedaço tem dono.

7. Takin e o velo de ouro

Takin e seu chifre incomum. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Takin e seu chifre incomum. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Dependendo da subespécie, o pelo do takin pode variar de uma coloração marrom, cinza até a mais famosa, dourado. Este pelo na cor de ouro foi provavelmente a inspiração para a origem da lenda grega do velo dourado. Na história, Jasão precisa recuperar o velo cortado de um carneiro alado para devolver o reino a seu pai.

8. Predadores

Takim com pelagem marrom. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Takim com pelagem marrom. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Os takins têm poucos predadores naturais, entre eles o leopardo-da-neve, cães selvagens indianos e lobos. Estes, porém, costumam atacar apenas os filhotes. O urso-negro-asiático é o único animal com hábito de atacar takins adultos.

9. Tempo de vida

Takin de pelagem escura em zoológicos da Alemanha. (Fonte: WikimediaComons/Reprodução)Takin de pelagem escura em zoológicos da Alemanha. (Fonte: WikimediaComons/Reprodução)

Os takins passam por uma gestação de 8 meses. O desmame ocorre aos 2 meses e aos dois anos e meio eles já podem se reproduzir. Sua estimativa de vida é de cerca de 20 anos.

10. Ótimos em saltos

Takin dourado. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Takin dourado. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Apesar do peso e da perna curta, os takins podem saltar uma altura de cerca de dois metros.

11. Chifre singular

Perfil do takin e seu chifre. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Perfil do takin e seu chifre. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Machos e fêmeas compartilham o chifre característico da espécie. São dois chifres que emergem do meio do crânio e se dobram apontando para cima.

12. Habitat

Takin-dourado em zoológico da China. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)Takin-dourado em zoológico da China. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)

Os takins são comuns em vales, florestas e principalmente nos terrenos rochosos e montanhosos do Butão — de onde o takin é o animal-símbolo. Além disso, eles habitam o Mianmar, o norte da Índia, o centro e o sul da China e o Tibet.

13. Ameaça de extinção

Takins estão ameaçados de extinção. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Takins estão ameaçados de extinção. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Em razão da caça e da diminuição do seu habitat natural, todas as espécies de takin são consideradas vulneráveis na escala de ameaça de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: