Quantas vezes o Sol já deu a volta na Via Láctea?

24/12/2023 às 13:002 min de leitura

Quando pensamos nos movimentos dos corpos no espaço sideral, logo pensamos na rotação e na translação da Terra. O primeiro, ao redor do próprio eixo, dita os dias, enquanto o segundo determina os anos. Porém, junto ao Sistema Solar, nosso planeta também orbita ao redor da Via Láctea.

No centro de nossa galáxia está o buraco negro supermassivo intitulado Sagitário A* – o mesmo que, ano passado, viralizou com a primeira foto desse tipo de objeto celeste. Determinar quantas vezes o Sol rodou ao redor do Sag A*, entretanto, não é das tarefas mais simples.

Vale lembrar que a Terra tem apenas 100 milhões de anos a menos que o Sol, que acaba de assoprar mais de 4,6 bilhões de velinhas. Sua órbita e sua velocidade mudaram ao longo desse período, mas, mesmo assim, cientistas tentam estimar quantas vezes o passeio por toda a Via Láctea foi completado. Confira os cálculos!

Só isso?

Buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea. (Imagem: Divulgação/NASA)Buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea. (Imagem: Divulgação/NASA)

Atualmente, o Sistema Solar viaja a uma velocidade estimada de 720 mil km/h pela Via Láctea. Não está nem perto, porém, das estrelas mais ligeiras da nossa vizinhança: chamadas de estrelas de hipervelocidade, que estão correndo pelo Universo a 8,2 milhões de km/h!

Com a velocidade atual, o Sol leva aproximadamente 230 milhões de ano para dar a volta em torno do Sag A*. Para se ter uma ideia, isso equivale a 750 vezes o tempo em que os humanos existem na Terra. Até mesmo os dinossauros foram extintos em um período menor do que isso!

Como o Sol tem 4,6 bilhões de anos, parecia seguro dizer que ele completou ao menos 20 voltas ao redor do buraco negro supermassivo da Via Láctea, com a Terra ao lado dele em 98% das vezes. Porém, não é bem assim…

O X da questão

(Imagem: Unsplash)(Imagem: Unsplash)

Atualmente, o Sistema Solar está distante do seu lugar de origem no espaço sideral. A ciência acredita que ele tenha nascido muito mais próximo do centro da Via Láctea, tendo se afastado gradualmente ao longo dos milhões de anos em um movimento chamado de migração radial.

O Sol surgiu a 16,3 mil anos-luz do centro da galáxia, mas hoje se encontra a 26,1 mil anos-luz de distância. Quando surgiu, ele provavelmente levava 125 milhões de anos para dar a volta completa na Via Láctea. Assim, o cálculo é um pouco mais complexo do que imaginado anteriormente pelos cientistas.

Dessa maneira, seria necessário compreender melhor a velocidade da migração radial para determinar mais precisamente quantos giros já foram completados. Hoje em dia, o Sistema Solar parece estacionado na sua órbita, mas os cientistas não duvidam que ele ainda possa se afastar mais um pouco ao longo das próximas milhões de eras.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: