Conheça 7 desastres arquitetônicos que marcaram a história

01/01/2024 às 08:002 min de leitura

Viver, fazer compras e trabalhar em edifícios seguros é uma expectativa comum, mas ao longo da história, desastres arquitetônicos abalaram essa confiança. Desde o colapso de pontes até desmoronamentos de hotéis, esses eventos trágicos destacam a importância de padrões rigorosos na construção. Conheça sete desastres arquitetônicos e descubra as causas desses colapsos estruturais.

1. Passarela do Hyatt Regency Hotel

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

Em 17 de julho de 1981, o hotel Hyatt Regency, em Kansas City, testemunhou uma tragédia durante um chá dançante. Duas passarelas suspensas, projetadas para conectar as torres norte e sul, cederam, resultando em 114 mortes e centenas de feridos. A investigação revelou uma falha crítica de projeto nas conexões das passarelas, destacando a importância de revisões rigorosas nos padrões de engenharia e supervisão atenta durante a construção.

2. Loja de departamentos Sampoong

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

Em 29 de junho de 1995, em Seul, Coreia do Sul, o colapso da loja de departamentos Sampoong resultou em mais de 500 mortes. Modificações ilegais e sobrecarga nos pisos superiores comprometeram a integridade estrutural do edifício. Este incidente destacou a necessidade urgente de práticas de construção seguras e supervisão regulamentar eficaz.

3. Bloco de apartamentos Ronan Point

(Fonte: The Guardian / Reprodução)(Fonte: The Guardian / Reprodução)

Em 16 de maio de 1968, o Ronan Point Apartment Block, um edifício residencial de 22 andares em Londres, sofreu um colapso parcial devido a uma explosão de gás. Quatro mortes e vários feridos levaram a preocupações sobre a segurança de edifícios pré-fabricados. As investigações revelaram um projeto estrutural defeituoso, resultando em uma reavaliação dos regulamentos de construção e medidas de segurança mais rigorosas para edifícios altos no Reino Unido.

4. Ponte da Cidade de Quebec

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

O colapso da estrutura, em 29 de agosto de 1907, durante a construção da Ponte da Cidade de Quebec, resultou na morte de 76 trabalhadores. A falha de um componente estrutural, a escora, devido a deficiências no projeto e práticas de construção inadequadas, levou a avanços nas práticas de engenharia e protocolos de segurança em projetos de grande escala.

5. Barragem de Vajont

Antes e depois do colapso da Barragem de Vajont. (Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)Antes e depois do colapso da Barragem de Vajont. (Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

Ocorrido em 9 de outubro de 1963, na Itália, o desastre da barragem de Vajont resultou em uma enorme onda devido a um deslizamento de terra, causando quase 2.000 mortes. A instabilidade geológica e falhas no projeto realçaram a importância de estudos geológicos profundos em projetos de infraestrutura. O incidente levou a uma reavaliação global dos protocolos de segurança de barragens.

6. Ponte Chirajara

(Fonte: New York Times / Reprodução)(Fonte: New York Times / Reprodução)

O colapso da Ponte Chirajara, em 15 de janeiro de 2018, durante sua construção na Colômbia, resultou em melhorias após investigações. O incidente não foi causado por materiais baratos, mas sim por falhas estruturais e deficiências no processo de construção. Assim, a tragédia levou a ajustes nos regulamentos de segurança na construção.

7. Hotel New World

(Fonte: Yahoo News / Reprodução)(Fonte: Yahoo News / Reprodução)

O colapso do Hotel New World, em Singapura, em 15 de março de 1986, resultou na morte de 33 pessoas. Alterações na estrutura do edifício e falta de manutenção adequada contribuíram para o desabamento. O incidente levou a melhorias nos regulamentos de construção e inspeções em Singapura, destacando a importância da manutenção rigorosa dos edifícios e adesão aos padrões de segurança.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: