Polêmica das batatas: autoridades dos EUA querem transformá-las em cereais

25/01/2024 às 08:002 min de leitura

No contexto botânico, batatas são tubérculos, uma espécie de órgão de armazenamento subterrâneo que surge em um estolho, estrutura que cresce abaixo da superfície a partir do caule de uma planta. No entanto, para o Comitê Consultivo das Diretrizes Dietéticas dos EUA, esses deliciosos tubérculos são classificados como "vegetais"

Embora o objetivo dessa identificação seja facilitar escolhas alimentares saudáveis pela população, no caso das batatas isso acaba tendo um efeito inverso, pois as pessoas (quem nunca?) se empanzinam desses "vegetais" fritinhos, assados ou outra forma saborosa, e se justificam: não importa quanto você come, pois vegetais fazem bem para a saúde, certo?

Só que a batata desses falsos vegetarianos pode estar assando. De acordo com a revista Food & Wine, na nova versão das diretrizes dietéticas dos EUA, que entrará em vigor em 2025, os especialistas em saúde e nutrição do comitê estão considerando a ideia de incluir as batatas na categoria dos vegetais. 

Como funcionam as diretrizes dietéticas dos EUA?

(Fonte: Comitê Consultivo das Diretrizes Dietéticas dos EUA)(Fonte: Comitê Consultivo das Diretrizes Dietéticas dos EUA)

As diretrizes dietéticas dos EUA dividem todos os alimentos em cinco categorias distintas: laticínios, frutas, cereais, proteínas e vegetais. Mas a crescente popularidade de dietas alternativas e novos "padrões alimentares" podem levar a alterações no rol das diretrizes que são reanalisadas a cada cinco anos.  

Formado por representantes do Departamento de Agricultura e do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, o comitê quer se assegurar "de que todos estão recebendo nutrientes suficientes, seja comendo mais batatas, pão ou feijão”, explica o Wall Street Journal

Para obter mais subsídios para sua tomada de decisão, o comitê consultivo decidiu receber em uma audiência pública os representantes dos grupos comerciais interessados na solução da polêmica: Kam Quarles, CEO do Conselho Nacional da Batata; e Luis Macias, da Cadeia de Grãos. 

Para onde vão as batatas?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Durante a audiência do comitê consultivo, Quarles lembrou que as batatas são hoje os vegetais mais produzidos nos EUA. Disse que, ao contrário dos grãos ricos em amido, "a batata branca contribui fortemente com potássio, cálcio, vitamina C, vitamina B6 e fibras". 

Embora reconheça que os americanos devem comer mais vegetais que não sejam só batatas, acha que recategorizar os tubérculos não é a solução. Além de não se basear em nenhuma métrica científica, diz o CEO do NPC, essa solução poderia confundir os consumidores. E conclui: "instamos o Comitê a reconhecer [que] uma batata não é um grão".

Igualmente na defesa das batatas como vegetais, a Cadeia de Cereais afirmou ao comitê que incluir as batatas na sua categoria "poderia exacerbar ainda mais as deficiências nutricionais". Por enquanto, as diretrizes para 2025 a 2030 estão em revisão. Saberemos qual categoria foi a vencedora quando o comitê consultivo divulgar suas diretrizes para 2025. Ao vencedor, as batatas!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: