Armadura romana quebrada em mais de 10 partes é remontada por pesquisadores

24/01/2024 às 09:002 min de leitura

Conservadores que atuam nos Museus Nacionais da Escócia recentemente reconstruíram um segmento de armadura romana de 1,8 mil anos dividido em mais de 100 peças. Durante várias semanas, os pesquisadores meticulosamente montaram o que chamaram de "quebra-cabeça antigo", que fará parte de uma próxima exposição do museu.

A armadura de latão do século II foi quebrada em dezenas de pedaços e descoberta em 1906. O artefato estava espalhado por Trimontium, um antigo forte romano localizado a sudeste de Edimburgo, de acordo com o comunicado oficial fornecido pelos Museus Nacionais da Escócia.

Trabalho demorado

(Fonte: Museus Nacionais da Escócia/Divulgação)(Fonte: Museus Nacionais da Escócia/Divulgação)

Desde que os fragmentos foram descobertos, eles fazem parte do acervo do museu — com a parte superior sendo colocada em exposição há 25 anos e a parte inferior emprestada ao Museu Trimontium. “Este é um objeto incrivelmente raro e é ótimo que esta exposição nos tenha dado a oportunidade de reconstruí-lo”, disse o curador principal de arqueologia pré-histórica e romana dos Museus Nacionais da Escócia, Fraser Hunter, no comunicado. 

Segundo Hunter, a transformação da peça é algo completamente impressionante. Os pesquisadores inicialmente pensaram que o artefato fazia parte de um protetor de coxa usado por um cavaleiro. No entanto, à medida que o árduo quebra-cabeça foi sendo resolvido, eles perceberam que se tratava, na verdade, de uma armadura inspirada em equipamentos semelhantes usado por gladiadores.

A peça se estendia do ombro até a mão e protegia o usuário durante uma batalha. Ao todo, foram necessárias várias semanas até que os trabalhadores conseguissem juntar todos os fragmentos da armadura em uma única peça. Para os investigadores, o objeto remontado fornece uma nova visão sobre sua época.

Estudando o passado

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Também no comunicado, o curador de moedas romanas e da Idade do Ferro do Museu Britânico, Richard Abdy, destacou como o artefato remontado é um objeto totalmente único no acervo do museu. "O protetor de braço flexível é uma peça icônica de equipamento para os gladiadores romanos, por isso é incomum vê-lo como uma proteção para o braço da espada também para os soldados romanos", apontou.

Conforme anunciado pelos Museus Nacionais da Escócia, a armadura romana estará em exibição a partir do dia 1º de fevereiro a 23 de junho como parte de uma próxima exposição no Museu Britânico intitulada "Legião: Vida no Exército Romano", que falará mais sobre o dia a dia de batalhas dos soldados do Império Romano ao longo dos séculos. 

"Agora que nós reconstruímos essa peça, as pessoas poderão imaginar quem era o legionário que a teria usado no passado, por exemplo", disse Hunter. Segundo o investigador, esse tipo de armadura era usada como um símbolo de proteção e de status, uma vez que o latão era caro e teria brilhado como ouro no braço da espada. Logo, sua remontagem oferece uma conexão vívida com este importante período em que a Escócia ficava na fronteira norte do Império Romano. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: