6 fatos sobre o Myotragus, o único mamífero de sangue frio que existiu

16/02/2024 às 06:302 min de leitura

Se você achava que conhecia todos os tipos de criaturas peculiares, prepare-se para desbravar o mundo do Myotragus balearicus, uma espécie de cabra que desafiou as regras do reino animal de maneira extraordinária. Vamos explorar seis fatos interessantes sobre este mamífero que habitou a Terra milhares de anos atrás.

1. Adaptação incomum às Ilhas Mediterrâneas

A bela Maiorca, ilha onde viveu o Myotragus. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)A bela Maiorca, ilha onde viveu o Myotragus. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)

O Myotragus balearicus encontrou seu lar nas Ilhas Baleares, notadamente em Maiorca. O ambiente insular limitado em recursos levou a notáveis adaptações evolutivas. Com apenas 45 centímetros de altura, esses animais tiveram acentuada transformação em sua morfologia, algumas bastante peculiares.

Em sua evolução, virou praticamente uma espécie anã, pois desenvolveu membros mais curtos e cérebro reduzido.  Além disso, os órgãos dos sentidos também eram menores, provando que todas essas mudanças foram necessárias para que conseguisse sobreviver nesse ecossistema desafiador.

2. Incrível conexão com os répteis

Esqueleto do Myotragus. (Fonte: Wikimedia Commons, Museu Balear de Ciências Naturais / Divulgação)Esqueleto do Myotragus. (Fonte: Wikimedia Commons, Museu Balear de Ciências Naturais / Divulgação)

Ao estudar os ossos dessas cabras, os pesquisadores descobriram algo surpreendente: o Myotragus compartilhava características ósseas com répteis. Pesquisas revelaram haver semelhanças entre seus ossos e os de répteis ectotérmicos — aqueles que precisam de uma fonte de calor externa para se aquecer.

Isso conferiu ao Myotragus a capacidade única de ajustar suas taxas de crescimento e metabolismo de acordo com quantidade de comida a que tinham acesso, uma estratégia típica de animais de sangue frio. Essa capacidade fez aumentar o tempo de vida desses bichos.

3. Estilo de vida mais calmo

Sem ter para onde ir, o Myotragus tinhauma vida mais pacata. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)Sem ter para onde ir, o Myotragus tinhauma vida mais pacata. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)

Ao contrário das cabras convencionais, o Myotragus não era ágil e veloz. A pesquisa sugere que essas "cabras anãs" adotavam um estilo de vida mais calmo e lento, passando mais tempo ao sol e movendo-se com menor intensidade.

Essa mudança de comportamento e características físicas indicam uma adaptação única para sobreviver em um ambiente insular com pouca alimentação (e sem muito lugar para onde ir).

4. Sem predadores à vista

Sem predadores, os Myotragus podiam viver na paz. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)Sem predadores, os Myotragus podiam viver na paz. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)

Além de regular seu crescimento, o Myotragus durou muito tempo devido à ausência de predadores naturais na ilha. Essa falta de ameaças viabilizou que essa espécie de mamífero prosperasse por incríveis 5,2 milhões de anos, tempo superior à maioria das espécies que habitaram os continentes.

5. Extinção com a chegada dos humanos

Representação do Myotragus balearicus. (Fonte: Instituto Catalão de Paleontologia Miquel Crusafont/ Divulgação)Representação do Myotragus balearicus. (Fonte: Instituto Catalão de Paleontologia Miquel Crusafont/ Divulgação)

Infelizmente, a história do Myotragus balearicus tem um fim trágico (e nós somos os responsáveis, o que não é nenhuma surpresa).

Com a chegada dos humanos às Ilhas Baleares — aproximadamente 3 mil anos atrás — e a falta de plantas que compunham a alimentação desses animais, a espécie ficou cara a cara com a sua extinção. O sucesso evolutivo do M. balearicus não foi páreo para a caça predatória exercida pelos seres humanos.

6. Parentesco inesperado

O takin é um parente moderno do Myotragus. (Fonte: GettyImages)O takin é um parente moderno do Myotragus. (Fonte: GettyImages)

O Myotragus surpreende não apenas por suas características únicas, mas também por seu parentesco genético. Inicialmente considerado próximo das cabras, estudos mais recentes revelaram que o parente vivo mais próximo é o takin, um mamífero natural da Ásia que seria algo entre um boi e uma ovelha, uma reviravolta surpreendente na árvore genealógica dessas criaturas extraordinárias.