6 unidades de medida curiosas das quais você nunca ouviu falar

28/02/2024 às 03:002 min de leitura

O sistema métrico é utilizado em 200 países, com os únicos três fora da lista sendo Mianmar, Libéria e Estados Unidos. Mas para além dos metros, onças, milhas e libras, você já ouviu falar dos "batmans"? E dos "megadeaths"?

Apesar de existir um padrão internacional, uma série de unidades de medida com nomes inusitados ainda segue por aí. Confira a lista a seguir.

1. Butt

Uma "pipa" equivale a dois barris de vinhoUma "pipa" equivale a dois barris de vinho

Embora a tradução literal mais óbvia de "butt" seja equivalente a "bunda", não é isso que significa. Nesse caso, o termo pode ser traduzido como "pipa", uma medida que corresponde a 2 barris de vinho, ou aproximadamente 500 litros

A expressão possui origem na palavra "botte", comum às línguas italiana e francesa. Atualmente, a palavra ainda é utilizada na Itália para designar grandes recipientes para a bebida alcoólica.

2. Slug

"Slug" é uma unidade de medida de massa"Slug" é uma unidade de medida de massa

Slug ("lesma", em tradução literal) também não tem nada a ver com o animal escorregadio dos jardins. Essa é uma unidade de medida para massa, equivalente a 32,2 libras no sistema imperial de medidas (ou unidade inglesa) ou 14,6 kg no sistema métrico.

Entrando na área da física, a libra é, na verdade, uma medida de força e não de peso. Ela é a força necessária para acelerar um "slug" a 1 pé/s² — o equivalente a 0,3 m/s².

3. Poronkusema

Um "poronkusema" é igual a 7,5 kmUm "poronkusema" é igual a 7,5 km

Poronkusema é uma palavra finlandesa que, em tradução livre, significa "xixi de renas". A origem vem justamente da Finlândia, onde essa nada mais é do que a distância que uma rena pode percorrer até precisar urinar. Isso é o equivalente a 7,5 km.

Não se sabe se essa medida é utilizada para mais algum propósito. Talvez em uma longa viagem de carro, por exemplo, você possa contar aos seus amigos que precisará parar daqui a um poronkusema e eles entendam o recado.

4. Micromort

O micromort define a chance de morrer por alguma causaO micromort define a chance de morrer por alguma causa

Um micromort é a milionésima parte do risco de morrer em alguma situação, ou uma chance em um milhão. É uma forma mais curta de falar sobre hipóteses remotas como "você tem um micromort de chance de morrer atacado por cães selvagens".

Como exemplo, existem algumas causas com números maiores dessa medida. Segundo dados de dezembro de 2020, pessoas com mais de 85 anos tinham 150 mil micromorts de chances de morrerem por covid-19.

5. Batman

O "Batman" era utilizado no Império Otomano, durante o século XIVO "Batman" era utilizado no Império Otomano, durante o século XIV

O batman era uma unidade de massa utilizada no Império Otomano que nada tem a ver com o herói mascarado. Na verdade, essa expressão é designada para definir 16,7 libras (ou 7,57 kg).

Há ainda evidências da utilização do batman entre povos turcos do Império Russo, além de usos variados na Ásia Central. Em seu primeiro registro na língua inglesa, em 1599, seu valor era de "7 libras e 5 onças de peso inglês".

6. Megadeath

Megadeaths fazem parte do jargão de explosões nuclearesMegadeaths fazem parte do jargão de explosões nucleares

O megadeath é uma escala que mede, em milhões, as mortes resultantes de uma explosão nuclear. Por exemplo, 2 milhões de mortes decorrentes de um desastre nuclear seriam equivalentes a 2 megadeaths.

Em 1983, o cantor e guitarrista Dave Mustaine fundou a banda de heavy metal Megadeth, cujo nome foi inspirado na unidade de medida. Mustaine era originalmente guitarrista da banda Metallica até ser expulso por uso descontrolado de drogas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: