Mais 5 acidentes sinistros que já aconteceram em sets de filmagens

19/06/2015 às 09:514 min de leitura

Recentemente postamos aqui no Mega Curioso uma matéria listando alguns acidentes que aconteceram durante a produção de filmes. Pois vários de nossos leitores se manifestaram na sessão de comentários, recordando outras tragédias cinematográficas que ocorreram nos sets, mas que deixamos de fora do artigo.

Assim, atendendo aos pedidos de vocês, nossos caros leitores, reunimos a seguir outros cinco exemplos — e uma menção honrosa! — de acidentes sinistros que já aconteceram em sets de filmagens:

1 – O Mágico de Oz

Apesar existirem várias lendas urbanas malucas — incluindo uma sobre um suposto suicídio capturado em cena — sobre o filme O Mágico de Oz, um acidente envolvendo a atriz Margaret Hamilton, que interpretou a Bruxa Malvada, realmente aconteceu durante as filmagens.

Enquanto Margaret gravava a sequência na qual ela desaparece em uma nuvem de fumaça logo que Dorothy chega a Munchkinland — a terra habitada pelos "munchkins", os pequenos habitantes de Oz —, a porta por onde a atriz deveria escapar para sair de cena não abriu quando deveria, e o vestido que ela estava usando começou a pegar fogo. Margaret sobreviveu, mas sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau.

2 – Twilight Zone: no Limite da Realidade

O filme Twilight Zone: no Limite da Realidade, de 1983, foi produzido por Steven Spielberg e John Landis, e durante as filmagens ocorreu um dos acidentes mais trágicos da história do cinema. Em uma das cenas, o personagem Bill Connor — interpretado pelo ator Vic Morrow — se encontra em plena guerra do Vietnã, e se depara com duas crianças vietnamitas deixadas para trás em um vilarejo que tentam escapar dos disparos de um helicóptero.

Morrow deveria resgatar as crianças — interpretadas por Myca Dinh Le, de sete anos, e Renee Shin-Yi, de seis — e fugir enquanto o helicóptero destruía tudo o que havia ao seu redor. No entanto, a aeronave estava voando baixo demais, e o piloto teve problemas para desviar das explosões que aconteciam no set, e acabou perdendo o controle e caindo no meio da cena.

No acidente, Morrow e Myca foram decapitados pelas hélices do helicóptero, e Renee teve o corpo esmagado pela aeronave, enquanto nenhum dos seis tripulantes se feriu com gravidade. A tragédia deu origem a uma batalha legal contra os produtores que durou quase uma década, e fez com que a regulamentação envolvendo atores mirins trabalhando em sets — especialmente durante a filmagem de efeitos especiais — fosse alterada.

Além disso, o acidente também acabou com a amizade entre Landis e Spielberg que, antes mesmo de que as mortes acontecessem, já havia discutido com Landis por conta de violações a vários códigos de segurança, incluindo o uso de munição real no set de filmagens.

3 – Troia

Durante as filmagens de Troia, de 2004, o ator Brad Pitt, que interpretou o guerreiro grego Aquiles, sofreu um acidente pra lá de irônico: ele rompeu o tendão de... Aquiles em uma das sequências. No entanto, também aconteceu algo muito mais trágico enquanto o filme era produzido.

George Camilleri, um dos extras que participaram do longa, sofreu uma fratura séria em uma das pernas durante uma sequência de ação. Camilleri foi hospitalizado e passou por uma cirurgia, mas sofreu complicações médicas e faleceu duas semanas depois.

4 – O Corvo

Filho do icônico lutador de artes marciais e ator Bruce Lee, Brandon tinha apenas 28 anos e uma promissora carreira pela frente quando, infelizmente, morreu acidentalmente durante as filmagens de O Corvo, lançado em 1994. Em uma das cenas, na qual o personagem Eric Draven (vivido por Brandon) leva um tiro do vilão Funboy, a arma que deveria conter apenas balas de festim acidentalmente tinha um projétil de verdade preso no cano.

Brandon foi atingido no abdome e, apesar de ser levado ao hospital, não resistiu ao ferimento. As investigações revelaram que a mesma arma que matou o ator havia sido usada com munição real — sem pólvora — para gravar uma cena anterior. Após a conclusão dessa sequência, o assistente do responsável pelas armas do set limpou o revolver para remover as cápsulas, sem perceber que uma acabou ficando no cano.

Quando a mesma arma foi carregada com as balas de festim para a gravação da cena do embate entre Draven e Funboy, ninguém percebeu o projétil preso — e você sabe o que aconteceu depois. O filme foi finalizado com a ajuda de um dublê e de efeitos especiais.

5 – O Retorno dos Mosqueteiros

Planchet — vivido por Kinnear — é o personagem que aparece com os Mosqueteiros na imagem acima

O longa O Retorno dos Mosqueteiros, de 1989, estava sendo rodado na cidade de Toledo, na Espanha, quando o ator Roy Kinnear — que interpretava o personagem Planchet — caiu do cavalo (literalmente) e morreu.

Aparentemente, a equipe de produção entendeu mal as instruções do diretor Richard Lester, e decidiu lavar a rua por onde os atores deveriam passar montados em seus cavalos, deixando o pavimento — feito de pedras — muito liso. E quando eles vieram, o cavalo de Kinnear escorregou, derrubando o ator, que teve a pelve fraturada. Ele faleceu devido a uma parada cardíaca em um hospital de Madri enquanto recebia tratamento após o acidente.

Menção honrosa

Sangue de Bárbaros

Na verdade não ocorreu nenhum acidente dramático durante as filmagens de Sangue de Bárbaros, de 1956, um filme sobre Genghis Khan. Mas tantas pessoas morreram ou foram afetadas por sua participação na produção, que achamos que ele merecia um lugarzinho na nossa lista.

As cenas externas do longa foram gravadas em St. George, em Utah, que fica cerca de 220 quilômetros de um local que era usado pelo Exército dos EUA para o teste de bombas nucleares. Em outras palavras, o set escolhido era radioativo!

Pois das 220 pessoas que participaram do filme, mais de 90 desenvolveram algum tipo de câncer ao longo de suas vidas — e até a década de 80, mais de 40 já haviam morrido. Inclusive os atores John Wayne, Agnes Moorehead e Susan Hayward, que estrelaram no longa, assim como o diretor Dick Powell, ficaram doentes, e todos eles faleceram. E isso é muito sinistro, você não acha?

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: