Se o sangue é vermelho, por que as veias são azuis?

25/03/2024 às 16:002 min de leitura

O sistema circulatório humano está cheio de veias, artérias e capilares que circulam sangue pelo nosso corpo inteiro. As artérias levam o sangue vermelho brilhante e oxigenado do coração para o restante do corpo, enquanto as veias transportam o sangue vermelho mais escuro e desoxigenado de volta ao coração para reiniciar o processo.

Porém, se o nosso sangue é invariavelmente vermelho, qual o sentido de algumas de nossas veias serem azuis ou até mesmo esverdeadas? Isso é algo notável principalmente em pessoas de pele clara e possui uma explicação científica curiosa por trás de tudo.

Coloração das veias

(Fonte: GettyImages)
A coloração das veias não segue a cor do sangue. (Fonte: GettyImages)

Antes de mais nada, é importante saber que existem três tipos de veias: profundas, superficiais e pulmonares. As superficiais são justamente aquelas que podemos ver pela pele, que aparentam serem azuis ou verdes porque essas cores têm um comprimento de onda menor do que o vermelho. O espectro eletromagnético é o que carrega esses comprimentos de ondas, ou luz visível que o olho pode enxergar.

As cores mais visíveis na escala da luz variam do vermelho para o violeta na seguinte ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta. O vermelho tem o maior comprimento de onda, menor frequência, e a menor quantidade de energia — o que explica o motivo dele não ser tão facilmente enxergado pelos nossos olhos.

O que interpretamos como "cores" são, na verdade, as frequências de um espectro visual refletido pela superfície enquanto as ondas são absorvidas. Por exemplo, uma folha verde reflete ondas verdes e absorve as outras cores. Logo, vemos elas dessas cores. A ilusão do "azul" nas veias ocorre porque você vê elas pelas camadas de pele e tecido, as quais absorvem mais das frequências vermelhas enquanto permitem que frequências maiores de onda cheguem aos seus olhos.

Visibilidade das veias

(Fonte: GettyImages)
É mais fácil ver veias em pessoas idosas. (Fonte: GettyImages)

As veias superficiais "azuis" podem ser vistas com maior destaque em algumas partes específicas do corpo, como na parte traseira das mãos, no queixo, nas coxas, no abdômen, no peito, na testa e no pescoço. Essas veias também são mais perceptíveis onde a pele é mais fina. Por esse motivo, como essa é uma tendência do nosso corpo quando envelhecemos, é mais fácil enxergar as veias proeminentes em pessoas idosas.

Além disso, quanto menos gordura corporal uma pessoa tem, mais suas veias ficam evidentes pela pele, independente da idade. De acordo com pesquisadores, a visibilidade das veias também pode ser influenciada por fatores genéticos ou até mesmo por algumas emoções afloradas. Se você estiver irritado, gritando ou rindo fervorosamente, existirá um aumento de pressão sanguínea que expandirá suas veias e as farão saltar na pele.

Agora que você sabe tudo isso, não há qualquer motivo para se preocupar com suas veias azuis, a menos que alguns sintomas surjam pelo seu corpo como dor, inchaço, cãibras frequentes ou até mesmo sensações de formigamento, ou coceira. Fora isso, isso é apenas uma demonstração do seu corpo funcionando. 

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: