9 curiosidades aleatórias e insanas sobre o funcionamento do corpo humano

22/11/2018 às 10:302 min de leitura

O corpo humano é a máquina mais fascinante do mundo. Por mais que já o tenhamos estudado de fio a pavio, ainda existe muita coisa para entendermos ou descobrirmos. Confira, abaixo, 9 curiosidades aleatórias que mostram como o seu corpo é incrível:

1. Capacidade de armazenamento

Em termos tecnológicos, estima-se que o cérebro tenha uma capacidade de armazenamento de 2,5 milhões de gigabytes de dados. Isso é o equivalente a mais de 300 ANOS de vídeos! Muita coisa, hein? Porém, a memória vai enfraquecendo conforme envelhecemos, por isso é importante praticar exercícios mentais frequentemente.

corpo humano

2. Corpo desligado

O reflexo do mergulho acontece quando você entra na água e seu corpo se prepara para funcionar em outro ritmo. A frequência cardíaca diminui, e o sangue é redirecionado para os órgãos mais importantes – ações que visam economizar oxigênio.

corpo humano

3. Superforça

Pode não parecer, mas os recém-nascidos possuem uma força descomunal se considerados seu tamanho e seu peso. Eles podem ficar pendurados em uma barra, por exemplo, sem se cansar! Isso é reflexo de quando ainda éramos primatas e também é um comportamento semelhante aos macacos, que nas primeiras semanas precisam se agarrar às mães. Esse “superpoder” dura até o terceiro mês de vida, em média.

corpo humano

4. Muitas veias

A extensão total de veias, artérias e vasos capilares é o suficiente para dar 2 voltas e meia na Terra! São cerca de 100 mil quilômetros no total! Outro detalhe é que, em média, o coração bombeia mais de 5,7 milhões de litros de sangue durante toda a sua vida – o bastante para encher 3 piscinas olímpicas.

corpo humano

5. Homens podem amamentar

Claro que isso requer um comportamento não esperado por conta de um descontrole hormonal ou de um nível de estresse muito elevado. Isso acontece porque, na prática, todo mundo tem glândulas mamárias, dutos de leite e mamilos.

corpo humano

6. Sonhos em preto e branco

É comum que as pessoas sonhem em preto e branco, e isso acontece principalmente com quem, nos primeiros anos de vida, assistiu apenas a TVs sem cor – normalmente seus pais e seus avós. Quem já cresceu na era das televisões coloridas costuma sonhar com mais frequência em cores.

corpo humano

7. Uma máquina de “sucos”

Em média, o corpo humano produz 1,5 litro de muco por dia, sendo que engolimos a maior parte. Também produz 1 litro de saliva, 3 litros de suco gástrico e 1 litro de bile!

corpo humano

8. Estrutura cerebral pode “vazar” pelo nariz

O líquido cefalorraquiano, que envolve e protege o cérebro, tem uma aparência clara e pegajosa. Em casos extremos, ele pode vazar pelo nariz como se este virasse uma torneira.

corpo humano

9. Fábrica de células

Nos próximos 30 segundos, seu corpo irá produzir 72 milhões de glóbulos vermelhos e se livrar de 174 mil células da pele. O próprio corpo se encarrega de fazer esses descartes da melhor forma. Na imagem abaixo, você pode ver um glóbulo branco caçando e “engolindo” uma bactéria.

corpo humano

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: