5 produtos que você talvez não saiba que estão desaparecendo do mundo

28/11/2013 às 06:462 min de leitura

Todo mundo está cansado de saber que inúmeras espécies de animais e plantas estão desaparecendo da face da Terra. Com isso, existem itens superpopulares e muito apreciados que, apesar de não serem lá muito essenciais para a sobrevivência da nossa espécie, — infelizmente — também estão entrando em extinção. Afinal, algumas matérias-primas necessárias para a sua produção estão se tornando cada vez mais escassas.

Portanto, convidamos você para conferir na lista a seguir — elaborada a partir de uma matéria publicada pelo pessoal do site Gizmodo — alguns produtos que estão desaparecendo do planeta e que vão surpreender — e até entristecer — você:

1 – Tequila

Fonte da imagem: shutterstock

Para quem curte essa famosa bebida mexicana, talvez seja uma boa ideia começar a fazer um pequeno estoque, pois é possível que as variedades “prata” e “ouro” sejam vendidas no futuro pelo preço desses preciosos minerais. Isso porque os fazendeiros mexicanos decidiram parar de cultivar o agave-azul — planta com a qual se produz a bebida — para se dedicar ao plantio de variedades mais lucrativas, como o milho, por exemplo.

2 – Chocolate

Fonte da imagem: pixabay

Pelo mesmo motivo que a tequila pode “evaporar” da face da Terra, ou seja, por que o cultivo da matéria-prima para produzi-la não é lucrativo, é possível que o chocolate também se torne um produto raro. Boa parte do cacau produzida no mundo vem do oeste da África, e por lá os fazendeiros também estão começando a focar em variedades mais interessantes financeiramente e que deem menos trabalho.

Isso porque a produção de cacau é complicada — o cultivo é demorado e a colheita é feita à mão — e existe uma grande briga por parte de organizações internacionais contra o emprego de mão de obra infantil na África. Se a queda na produção de cacau continuar no ritmo que está, estima-se que em 20 anos o chocolate possa custar tanto quanto o caviar!

3 – Bacon

Fonte da imagem: pixabay

O bacon talvez seja um dos produtos mais versáteis e adorados do mundo, mas ele também corre o risco de se tornar uma iguaria rara. De acordo com a NPA, uma associação britânica focada na produção de alimentos à base de carne de porco, a falta de bacon e outras carninhas suínas no mundo é inevitável. E a culpa não é dos gordinhos!

Essa triste notícia se deve a uma combinação de fatores, na verdade, como o aumento no preço dos alimentos, a queda na produção de milho e soja devido à seca, epidemias que afetaram os pobres bichinhos — que tiveram que ser sacrificados aos milhares —, entre outros, que estão levando os produtores a diminuir seus rebanhos para minimizar os prejuízos.

4 – Vinho

Fonte da imagem: pixabay

Se você adora saborear uma tacinha de vinho nos momentos de lazer, saiba que você não é o único! Além de a demanda pela bebida não parar de aumentar e de os produtores não estarem dando conta de matar a sede dos consumidores, a produção caiu mais de 5% nos EUA e 10% na Europa, responsável por cerca da metade de todo o vinho vendido no mundo. Portanto, talvez seja uma boa ideia começar a abastecer a sua adega para quando o produto desaparecer.

5 – Sardinha

Fonte da imagem: Reprodução/downloadswallpapers.com

Pode ser que este peixinho não agrade ao paladar de todo mundo, mas, para os amantes das sardinhas, as notícias não são muito animadoras. As populações desses animais tendem a flutuar de acordo com a temperatura, e a reprodução vem caindo progressivamente desde que as águas do Pacífico começaram a se tornar mais frias. Com a redução natural dos cardumes e a continuação da pesca indiscriminada, é fácil imaginar o triste cenário, não é mesmo?

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: