Por que alguns países são ricos e outros são pobres?

03/07/2015 às 05:172 min de leitura

Você alguma vez já se perguntou por que é que alguns poucos países são tão ricos, enquanto outros tantos são tão pobres? Pois, conforme você poderá conferir na interessante animação a seguir — produzida pelo pessoal do canal The School of Life do YouTube —, existem três fatores que determinam se uma nação será próspera ou, pelo contrário, se ela entrará em estagnação econômica: a qualidade das instituições, a cultura e a geografia. Assista.

O vídeo se encontra em inglês, mas você pode ativar as legendas em português — relativamente bem compreensíveis — no menu do YouTube.

Como você acabou de ver, basicamente, existem três fatores que determinam se um país será próspero ou não, e o primeiro deles são suas instituições. Elas são vitais para o crescimento de uma nação e, evidentemente, os países ricos têm boas instituições, enquanto os pobres não. Além disso, existe uma correlação direta entre a pobreza e a corrupção, e os países mais ricos do mundo, invariavelmente, também são os menos corruptos — ao contrário dos mais pobres.

O segundo fator mencionado na animação é a cultura, ou seja, o que se passa na mente da população, quais são suas perspectivas e suas crenças. E curiosamente, uma estatística que se destaca aqui é com respeito à religião. Segundo o vídeo, se existe uma generalização que podemos fazer com relação à religiosidade e a pobreza é que, quanto mais crente é uma população, menor é a probabilidade de que ela seja rica.

O terceiro fator abordado pelo pessoal do The School of Life é a geografia e, segundo a animação, basta dar uma olhada na lista de países mais pobres do mundo e localizá-los em um mapa para percebermos que a grande maioria se situa nos trópicos. Pois a localização de um país tem influência no desenvolvimento de sua agricultura e tecnologias agrícolas, e na capacidade de criar animais domesticados e rebanhos.

Além disso, a população que habita essas regiões também é mais vulnerável a uma enorme variedade de doenças — e todos os países pobres do mundo são afetados por pelo menos cinco das doenças típicas dos trópicos simultaneamente. Outros aspectos associados com a localização de um país é sua conectividade com o resto do mundo, e a maneira como seus recursos naturais são explorados.

Segundo a animação, paradoxalmente, as nações mais pobres costumam ter uma enorme abundância de recursos naturais. Mas, voltando ao fator das instituições corruptas, em vez de esses países gerarem riqueza interna, a exploração inadequada é um enorme problema que, além de corromper e afetar todos os níveis da sociedade, faz com que essas nações se tornem ainda mais pobres.

***

E aí, caro leitor, o que você achou da animação preparada pelo pessoal do The School of Life? Você concorda com os três fatores que eles apresentaram? E com respeito às sugestões que eles apresentaram no final, sobre como lidar e compreender os problemas enfrentados pelas nações menos favorecidas, você apoia o que eles propõem? Conte para a gente nos comentários!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: