As 5 maiores rivalidades do futebol brasileiro

10/03/2021 às 13:002 min de leitura

As dimensões continentais do Brasil fazem com que se torne extremamente difícil definir quais são os clássicos mais marcantes do futebol brasileiro. Entretanto, ao longo de décadas de existência das competições nacionais, algumas equipes se destacaram por suas rivalidades acaloradas e combates emblemáticos dentro de campo.

Pensando nisso, nós separamos uma lista com cinco confrontos extremamente lendários pelos campos de futebol do nosso país. Confere aí!

1. Sport e Náutico

(Fonte: Globo Esporte/Reprodução)(Fonte: Globo Esporte/Reprodução)

Considerado o terceiro clássico mais antigo do Brasil e o mais antigo do nordeste, Sport e Náutico fazem parte de uma das rivalidades mais equilibradas do futebol brasileiro. 

Chamado de "Clássico dos Clássicos", a rivalidade pernambucana começou em 1909, com vitória do Náutico no primeiro confronto entre as equipes. Desde então, foram 551 jogos com 212 vitórias do Sport, 186 vitórias do Timbu e 157 empates.

2. Atlético-MG e Cruzeiro

(Fonte: Globo Esporte/Reprodução)(Fonte: Globo Esporte/Reprodução)

A rivalidade entre Galo e Raposa, apesar de ter começado apenas na década de 1950, começou a ser reforçada após a divisão da taça do Campeonato Mineiro de 1956. Desde então, os dois se tornaram os clubes mais fortes de Minas Gerais e almejaram grandes postos no futebol nacional.

Para completar, os dois já dividiram algumas finais de campeonato marcantes, com destaque para a Copa do Brasil de 2014 que terminou com o título do Atlético-MG no Mineirão.

3. Corinthians e Palmeiras

(Fonte: Reuters)(Fonte: Reuters)

Desde que dividiram o campo pela primeira vez no dia 6 de maio de 1917, Palmeiras e Corinthians passaram a protagonizar uma das rivalidades mais ferrenhas do Brasil e talvez até do mundo. Em 104 anos de clássico, ambas as equipes serviram como celeiros de craques e moveram multidões para os estádios.

A tradicionalíssima rivalidade paulista inclusive rendeu um dos jogos mais marcantes de Libertadores, quando o Alviverde eliminou o Timão em uma disputa de pênaltis na semifinal da competição em 2000.

4. Flamengo e Fluminense

(Fonte: Extra/Reprodução)(Fonte: Extra/Reprodução)

Batizado de "Clássico das Multidões" pelo jornalista Mario Filho, o confronto Fla-Flu é de longe um dos mais charmosos do futebol brasileiro. O clássico, inclusive, detém o recorde mundial de público em partidas de clube: 194.603 pessoas foram assistir o Flamengo vencer o Campeonato Carioca de 1963.

Desde 2012, o Fla-Flu foi considerado patrimônio imaterial do Rio de Janeiro, sendo o único clássico a receber esse tipo de honraria no Brasil.

5. Grêmio e Internacional

(Fonte: Diego Vara/Reuters)(Fonte: Diego Vara/Reuters)

Para finalizar a lista, não há como deixar de fora a rivalidade GreNal. Desde 1909, Grêmio e Internacional formam o clássico mais tradicional e de maior rivalidade do Rio Grande do Sul, envolvendo duas instituições centenárias de Porto Alegre.

Para se ter ideia da rivalidade entre os dois times, o tricolor gaúcho chegou a vetar a utilização da cor vermelha em seu estádio e marca. Este fato fez com que multinacionais, como a Coca-Cola, tivessem que abdicar de sua cor principal para evitar qualquer referência à equipe colorada.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: