7 maneiras para melhorar suas conversas

08/11/2023 às 02:003 min de leitura

A comunicação é uma ferramenta instintiva do ser humano, afinal, somos conhecidos pelo título de “animal social”. Mas, enquanto para algumas pessoas conversar é uma habilidade quase espontânea, para outras é uma tarefa difícil de ser vencida.

Felizmente, existem maneiras de aprender a obter o melhor de cada conversa, seja ela uma simples interação em um comércio ou um papo profundo sobre sentimentos. Então, se você é daqueles que gosta de falar pelos cotovelos, mas não sabe se seu interlocutor está prestando atenção — ou se você tem dificuldade em expressar sua opinião —, preste atenção nas dicas a seguir para tornar suas conversas mais atenciosas, agradáveis e objetivas.

1. Chamar pelo nome

Sempre procure descobrir o nome do seu interlocutor. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Sempre procure descobrir o nome do seu interlocutor. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Sempre que possível, chame seu interlocutor pelo nome. Desde pequenos, somos treinados a prestar atenção quando ouvimos nosso nome. Por isso, ao chamar a pessoa com quem você conversa, ela te dará atenção, nem que seja por alguns segundos, e isto pode ser o suficiente para cativar o ouvinte e deixar mais claro o que você pretende dizer.

2. Olhar no olhos

Não evite a troca de olhares. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Não evite a troca de olhares. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Olhar o seu interlocutor nos olhos cria uma conexão instantânea entre vocês e isto também funciona para angariar alguns segundos de atenção. No mundo em que estamos, muitas vezes, acostumados a conversar olhando para o celular, uma troca de olhares pode facilitar a comunicação.

Isto serve até para quem está em outro país e tem dificuldade com o idioma. Olhar nos olhos e sorrir antes de fazer um pedido de café, por exemplo, vai fazer com que o atendente, por mais cansado que esteja, lhe dê uma atenção maior, facilitando a comunicação.

3. Aprenda a ouvir

Uma conversa precisa ser uma via de mão dupla. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Uma conversa precisa ser uma via de mão dupla. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Poucas coisas são mais deselegantes do que falar com alguém e ela responder algo completamente não relacionado com o papo. Para ter uma conversa com comunicação efetiva é preciso ouvir e prestar atenção. Quando as pessoas sentem que são ouvidas — e compreendidas —, vão ter maior probabilidade de se abrirem mais e também de ouvir e compreender melhor. Portanto, sempre busque uma conversa com trocas, nunca apenas em um sentido.

4. Elogios

Cuidado com os elogios. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Cuidado com os elogios. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Elogios são uma ótima maneira de iniciar conversas, mas é preciso ter cuidado para não ser indelicado e não sair dando cantadas sem perceber. Evite fazer comentários sobre o corpo das pessoas — ao contrário, procure elogiar os atos ou coisas que elas falaram. Por exemplo, se você quiser aprofundar uma conversa com alguém da sua empresa, pode começar dizendo “nossa, adorei o que você falou sobre aquele assunto na reunião de hoje”. Isto vai mostrar que você prestou atenção e que pode ter uma opinião sobre o tema.

5. Buscar um assunto comum

Às vezes é preciso dialogar em contextos difíceis. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Às vezes é preciso dialogar em contextos difíceis. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Se os últimos anos nos ensinaram alguma coisa, é que pontos de vista diferentes, sejam políticos ou ideológicos, podem fazer relações se romperem. Mas nem sempre é possível evitar conversar com alguém que pensa diferente, e é importante encontrar meios de manter a civilidade e saber mudar de assunto quando se inicia uma discussão em um lugar impróprio.

Imagine que você está numa confraternização do trabalho e uma discussão sobre política começa. Provavelmente, isto só vai levar a brigas, então frases como “esta questão já dura anos e não vamos resolvê-la aqui, que tal mudarmos de assunto?” são uma boa saída. Além disso, é importante achar um tema sobre o qual vocês possam concordar para evitar contantes confrontos.

6. Evite sim ou não

Evite conversas sobre o tempo, que pode ser respondidas com sim e não. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Evite conversas sobre o tempo, que pode ser respondidas com sim e não. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Se você quer manter uma conversa mais significativa, evite perguntas que possam ser respondidas com "sim" ou "não". Nem sempre seu interlocutor pode estar receptivo no início da conversa, por isso evitar que um simples "sim" ou "não" encerrem a interação é importante. O mesmo vale para quando você precisa responder algo. Se alguém, por exemplo, te perguntar “você gostou deste filme?” Em vez de responder apenas "sim" ou "não", você pode dizer “gostei, mas preferi aquele outro com o mesmo ator, o que você acha?”. Este raciocínio aponta interesse pela opinião do outro e estimula a conversa.

7. Mostre que você entendeu o ponto

Faça um esforço para compreender pontos de vista diferentes. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Faça um esforço para compreender pontos de vista diferentes. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Se você estiver em uma conversa complexa, pode repetir a ideia do seu interlocutor com as próprias palavras e perguntar se você entendeu corretamente. Esta estratégia funciona em diferentes contextos, desde profissionais até emocionais, e mostra para a pessoa com quem você conversa que você está interessado no ponto de vista dela e preocupado em entender da melhor maneira.

Hora de botar as dicas em prática

Um estudo liderado pela pesquisadora Erica Boothby, do departamento de psicologia da Cornell University e publicado no Sage Journals, mostrou um aspecto interessante sobre as conversas. A maioria das pessoas subestima o quanto seus interlocutores gostavam delas e das conversas. Portanto, quando tiver dificuldade de conversar, lembre que a maioria das pessoas pode estar passando pela mesma dificuldade, mas provavelmente está gostando da interação.

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